Kamel, 2006 Reino Unido Inglês(2626 Kamel Boulos MN, Maramba I, Wheeler S. Wikis, blogs and podcasts: a new generation of Web-based tools for virtual collaborative clinical practice and education. BMC Med Educ. 2006;6:41. https://doi.org/10.1186/1472-6920-6-41 https://doi.org/10.1186/1472-6920-6-41...
) |
Estado da arte |
Inovações tecnológicas para educação em saúde |
1) A essência do podcasting é criar conteúdo para ser consumido quando, onde e como o ouvinte quiser. 2) Os usuários podem ouvir podcasts no computador ou em um dispositivo portátil. 3) Os podcasts podem ser criados com softwares de fala ou com voz humana real. 4) Podcasts usam Rich Site Summary (RSS). 5) Podcasts relacionados à saúde estão disponíveis para pacientes e público em geral. |
Baixo |
Kamel, 2007 Reino Unido Inglês(2727 Kamel Boulos MN, Wheeler S. The emerging Web 2.0 social software: an enabling suite of sociable technologies in health and health care education. Health Info Libr J. 2007;24(1):2-23. https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2007.00701.x https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2007...
) |
Estado da arte |
Inovações tecnológicas para educação em saúde |
1) Podcasts são arquivos digitais independentes de hora e local, que podem ser acessados gratuitamente por meio de inscrição em feeds de podcasts ou por meio da transferência automática para um computador ou dispositivo portátil para ouvir ou assistir em outro momento. 2) Podcasts de saúde também estão sendo usados para a comunicação com idosos mais experientes no uso de tecnologias nos EUA. 3) Existem ferramentas de busca de podcast. 4) As falas dos ouvintes geram uma experiência de comunicação bidirecional, mas essa interatividade instantânea ainda é ilusória. |
Nenhum |
Turner-McGrievy, 2009 EUA Inglês(2828 Turner-McGrievy G. Pounds Off Digitally (POD): an examination of the use of podcasting to promote weight loss [Dissertation]. Chapel Hill: University of North Carolina. 2009. https://doi.org/10.17615/pkzt-hn20 https://doi.org/10.17615/pkzt-hn20...
) |
ECR |
Obesidade |
1) Ouvir podcasts, provocou mudanças saudáveis em 91% dos ouvintes. 2) Não houve diferença no nível de condutância da pele. 3) O grupo do website achou esta ferramenta menos inovadora do que o grupo do podcast. 4) O grupo intervenção teve maior perda de peso e maior conhecimento sobre perda de peso, elaboração, controle de usuário e menos carga cognitiva ao final da intervenção. |
Moderado |
Turner-McGrievy, 2011 EUA Inglês(2929 Turner-McGrievy G, Tate D. Tweets, apps, and pods: results of the 6-month mobile pounds off digitally (Mobile POD) randomized weight-loss intervention among adults. J Med Internet Res. 2011;13(4):e120. https://doi.org.10.2196/jmir.1841 https://doi.org.10.2196/jmir.1841...
) |
ECR |
Obesidade |
1) Não houve diferença na perda de peso, automonitoramento relatado de consumo alimentar ou atividade física entre os grupos aos 6 meses. 2) O grupo intervenção fazia mais downloads por episódio do que o grupo controle. 3) O número de podcasts baixados teve relação moderada com a perda de peso nos dois grupos. |
Moderado |
Ko, 2014 EUA Inglês(3030 Ko LK, Turner-McGrievy G, Campbell MK. Information processing versus social cognitive mediators of weight loss in a podcast-delivered health intervention. Health Educ Behav. 2014;41(2):197-206. https://doi.org/10.1177/1090198113504413 https://doi.org/10.1177/1090198113504413...
) |
ECR |
Obesidade |
1) Modelos conceituais foram desenvolvidos e o estudo comprovou o efeito positivo de um podcast baseado em teoria na perda de peso. 2) A teoria do controle da informação e a teoria da carga cognitiva foram relacionadas à elaboração, e a elaboração foi associada à perda de peso. 3) Os construtos da teoria cognitiva social não mediam a perda de peso. |
Moderado |
Hales, 2015 EUA Inglês(3131 Hales SB. Refinement and pilot testing social networks for encouraging healthy behaviors: the Social Pounds Off Digitally (Social POD) study [Dissertation] [Internet]. Columbia: University of South Carolina; 2015 [cited 2023 Mar 4]. Available from: https://scholarcommons.sc.edu/etd/3215 https://scholarcommons.sc.edu/etd/3215...
) |
ECR |
Obesidade |
1) O total de pontos ganhados teve relação estatisticamente significante com o percentual de perda de peso. 2) A conscientização predisse maior ganho de pontos. |
Moderado |
Williams, 2015 EUA Inglês(3232 Williams J. How could and effective podcast about alcohol use be designed and evaluated? a review of the literature [Thesis] [Internet]. Pittsburg: University of Pittsburg; 2015 [cited 2023 Mar 4]. Available from: http://d-scholarship.pitt.edu/id/eprint/24562 http://d-scholarship.pitt.edu/id/eprint/...
) |
Revisão integrativa |
Consumo de bebidas alcoólicas |
1) Não foram localizados estudos sobre o tema. 2) Podcasts de saúde são viáveis e custo-efetivo, mas podem consumir mais tempo. 3) O humor e o uso de narrativa podem entreter mais o ouvinte. |
Nenhum |
Schroyen, 2017 França Inglês(3333 Schroyen S, Adam S, Marquet M, Jerusalem G, Thiel S, Giraudet AL, et al. Communication of healthcare professionals: is there ageism? Eur J Cancer Care. 2018;27(1):e12780. https://doi.org/10.1111/ecc.12780 https://doi.org/10.1111/ecc.12780...
) |
Estudo transversal |
Orientações do profissional de saúde População idosa |
1) As explicações para pacientes mais velhos tinham enunciados menores e mais repetições, e menos efeitos adversos citados, tais como questões relacionadas ao sexo. 2) Profissionais com visão positiva do envelhecimento reduziram o tamanho dos enunciados e o ritmo de palavras por minuto nas explicações para a paciente mais idosa, mas quando o profissional tinha uma visão negativa desse processo, esses fatores foram observados em ambas as explicações. |
Moderado |
Dahl, 2018 EUA Inglês(3434 Dahl AA. Healthy motivations for moms-to-be (Healthy MoM2B) study: a mobile health intervention targeting gestational weight gain among U.S. women [Dissertation]. South Carolina: University of South Carolina; 2018 [cited 2023 Mar 4]. Available from: https://scholarcommons.sc.edu/etd/4862/ https://scholarcommons.sc.edu/etd/4862/...
) |
ECR |
Ganho de peso na gestação |
1) A diferença de ganho de peso adequado entre os grupos não foi significativa. 2) Houve diferença significativa na alimentação saudável, com pontuações de alimentação mais saudável no grupo intervenção. |
Moderado |
Huberty, 2020 EUA Inglês(3535 Huberty J, Eckert R, Puzia M, Laird B, Larkey L, Mesa R. A novel educational control group mobile app for meditation interventions: single-group feasibility trial. JMIR Form Res. 2020;4(7):e19364. https://doi.org/10.2196/19364 https://doi.org/10.2196/19364...
) |
Estudo de viabilidade grupo único |
Câncer |
1) A média de consumo foi de 103,2 min/semana. 2) Quase metade dos participantes relataram ter gostado dos podcasts de educação em saúde e ficaram satisfeitos com a intervenção. 3) Não houve mudanças significativas nos desfechos relacionados ao câncer desde o início até a pós-intervenção. |
Moderado |
Silva, 2021 Brasil Português(3636 Silva JL. [Podcast as educational technology to selfcare of elderly with arterial hypertension] [Dissertation] [Internet]. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2021 [cited 2022 Aug 20]. Available from: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/23486/Jakelly%20Lourenço%20da%20Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y Portuguese. https://app.uff.br/riuff/bitstream/handl...
) |
Estudo de desenvolvimento metodológico |
Hipertensão arterial sistêmica População idosa |
Desenvolvimento de um podcast assistencial de enfermagem como instrumento de educação em saúde para a pessoa idosa, com instruções sobre o autocuidado, ações para melhorar a qualidade de vida, provisão de conhecimento sobre a doença, incentivo à adesão às terapias medicamentosas e não medicamentosas. |
Nenhum |