Acessibilidade / Reportar erro

Há pertinência científica no enredo dos filmes e documentários sobre transtornos alimentares?

RESUMO

Objetivos:

analisar filmes e documentários sobre transtornos alimentares dos últimos vinte anos, identificando o modo como abordam a temática, bem como sua pertinência para o uso didático no ensino do campo da saúde.

Métodos:

estudo descritivo, cuja coleta de dados foi realizada nas principais plataformas de streaming e vídeos, resultando no levantamento de 60 mídias. Dessas, apenas 25 tinham áudio/legenda em português (critério de inclusão). A pertinência científica foi analisada considerando aspectos psicopatológicos e epidemiológicos desses transtornos. Utilizaram-se um questionário sobre o enredo, as personagens e análise descritiva dos dados.

Resultados:

a maioria das mídias eram dramas sobre adolescentes do sexo feminino que tentavam adequar-se aos estereótipos de beleza, cujos sintomas retratados convergiam com os manuais de diagnósticos médicos atuais.

Conclusões:

em termos práticos, elaborou-se uma lista classificatória de 11 mídias que poderão ser utilizadas como recurso didático para o ensino desse tema no campo da saúde.

Descritores:
Anorexia; Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos; Ensino; Mídia Audiovisual; Filmes

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br