Acessibilidade / Reportar erro

Presenteísmo e cultura de segurança: avaliação dos trabalhadores de saúde de um hospital universitário

RESUMO

Objetivos:

verificar associações entre presenteísmo e cultura de segurança entre trabalhadores de saúde.

Métodos:

estudo descritivo, transversal, com trabalhadores de saúde de um hospital universitário do Rio Grande do Sul. Os dados coletados por meio de instrumentos de caracterização da amostra, a versão brasileira da Stanford Presenteeism Scale e o Questionário de Atitudes de Segurança, foram analisados por estatística descritiva e teste do qui-quadrado.

Resultados:

participaram 758 (48%) profissionais; identificaram-se 330 (43,5%) presenteístas, os quais avaliaram a cultura de segurança mais negativamente comparados aos não presenteístas. A cultura de segurança obteve média inferior a 75; observaram-se associações entre presenteísmo e cultura de segurança geral, e com os domínios clima de trabalho em equipe, clima de segurança, reconhecimento do estresse e condições de trabalho.

Conclusões:

o presenteísmo esteve associado à cultura de segurança, a qual necessita de investimento por parte da gerência hospitalar, com atenção à saúde dos trabalhadores.

Descritores:
Presenteísmo, Pessoal de Saúde, Saúde do Trabalhador, Cultura Organizacional, Segurança do Paciente

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br