Acessibilidade / Reportar erro

Processo de amostragem teórica em pesquisa de Teoria Fundamentada nos Dados vertente Straussiana* * Extraído da tese: “Presença da família durante o atendimento emergencial: vivências e percepções de pacientes, familiares e profissionais de saúde”, Universidade Estadual de Maringá, 2017.

RESUMO

Objetivo:

Descrever o processo de amostragem teórica no desenvolvimento de uma Teoria Fundamentada nos Dados na vertente Straussiana. O objetivo da pesquisa de campo, empregada como exemplo, foi elaborar uma teoria substantiva, fundamentada no referencial teórico do Interacionismo Simbólico, acerca das percepções e vivências de pacientes, familiares e profissionais de saúde relativas à presença da família durante o atendimento emergencial.

Método:

Na amostragem teórica foram recrutados 42 participantes, divididos em nove grupos amostrais, constituídos a partir do método comparativo constante.

Resultados:

Com a descrição deste exemplo, foi possível identificar como a amostragem teórica direcionou a coleta de dados, o que ocorreu por meio do aprofundamento de conceitos e da busca de respostas para questões provenientes dos dados.

Considerações finais:

Espera-se que os leitores encontrem subsídios para compreender o modo como a amostragem teórica é conduzida em um estudo de Teoria Fundamentada nos Dados, vertente Straussiana, e assim possam aplicá-la.

DESCRITORES
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa em Enfermagem; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Teoria Fundamentada

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br