Acessibilidade / Reportar erro

As condições de trabalho e suas repercussões na qualidade de vida de trabalhadores rurais* * Extraído da tese: “A qualidade de vida de homens trabalhadores rurais inseridos no contexto da soja”, Universidade Federal de Mato Grosso, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o contexto de trabalho e analisar suas repercussões na qualidade de vida de trabalhadores rurais do agronegócio da soja.

Método:

Estudo transversal, com amostra intencional de trabalhadores rurais, realizado entre os meses de outubro e dezembro de 2019, com aplicação dos instrumentos World Health Organization Quality Life-bref e Escalas de Avaliação do Contexto e Custo Humano do Trabalho. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, bivariada e multivariada.

Resultados:

Participaram 299 trabalhadores rurais. Os escores das Condições de Trabalho e das Relações Socioprofissionais foram satisfatórios e o da Organização do Trabalho foi crítico. Os escores dos Custos Físico e Cognitivo foram considerados críticos e o do Custo Afetivo, satisfatório. As Relações Socioprofissionais repercutiram negativamente na qualidade de vida geral e nos Domínios Físico e Psicológico, nas Relações Sociais e no Meio Ambiente, enquanto o Custo Cognitivo repercutiu positivamente nos Domínios Físico e no Meio Ambiente e o Custo Afetivo repercutiu positivamente no Domínio das Relações Sociais.

Conclusão:

Apesar de o Contexto e o Custo Humano do Trabalho indicarem condições adversas, somente as Relações Socioprofissionais exerceram influências negativas na qualidade de vida dos trabalhadores rurais.

DESCRITORES
Trabalhadores rurais; Condições de Trabalho; Qualidade de vida; Saúde do Trabalhador; Enfermagem do Trabalho

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br