Acessibilidade / Reportar erro

Psiconeuroimunologia e a enfermagem oncológica: estudo teórico

RESUMO

Objetivo:

Discutir a evolução das pesquisas em psiconeuroimunologia do câncer, os avanços no manejo dos clusters de sintomas neuropsicológicos e sua interface com teorias de médio alcance e aplicações práticas pela Enfermagem.

Método:

Estudo teórico-reflexivo ancorado em literatura recente, bem como na análise crítica dos autores.

Resultados:

Este é um campo promissor de investigação, que enfatiza a complexidade e a interação dos sintomas, as inter-relações entre os mesmos, os fatores que os influenciam e suas consequências. Subsidiadas por teorias de médio alcance em Enfermagem, como a Teoria dos Sintomas Desagradáveis e a Teoria de Gerenciamento de Sintomas, análises destas inter-relações corroboram os diagnósticos e as intervenções de Enfermagem em Oncologia.

Conclusão:

Propõe-se uma abordagem inovadora para qualificar o cuidado de Enfermagem Oncológica a partir da integração de avanços recentes em psiconeuroimunologia do câncer, teorias de médio alcance de Enfermagem, e ferramentas práticas como coaching de saúde. A abordagem proposta pode fortalecer a prática clínica da Enfermagem no manejo dos clusters de sintomas neuropsicológicos em oncologia e deve ser integrada na tomada de decisões durante o tratamento oncológico, favorecendo o cuidado centrado na pessoa.

DESCRITORES
Psiconeuroimunologia; Enfermagem Oncológica; Sintomas Concomitantes; Neuroimunomodulação; Neoplasias; Tutoria

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br