Acessibilidade / Reportar erro

Carta do Editor

EDITORIAL

Carta do Editor

Disse certa vez André Malraux que "na impossibilidade de ressuscitarmos os mortos, ressuscitemos os sonhos". E, assim, estamos ressuscitando o sonho de Henri Gorceix, a Escola de Minas, que completa 132º anos.

Gorceix, na Escola, sempre esteve pesaroso por não poder pesquisar, como era seu desejo: "Acho-me muito desgostoso por ser obrigado a consagrar todo o meu tempo a lições ligadas aos assuntos mais variados e sem relações, entre eles: física industrial, mineralogia, química, geologia, docimasia! É-me impossível concentrar minha atenção sobre um assunto único, também o único meio de chegar a encontrar o que os outros não viram".

Pesquisador nato, particularmente quanto aos fenômenos geológicos e mineralógicos, Gorceix era de opinião ser de utilidade geral para a sociedade auxiliar os estudos científicos mesmo quando destes não resultassem, imediatamente, vantagens materiais. Dizia. ele: "De todas as ciências, a Geologia é, certamente, a que tem de resolver ou, ao menos, de estudar os problemas que mais interessam à história da humanidade. A cada momento, o geólogo vê, debaixo de seus olhos, provas admiráveis da ordem que rege os grandes fenômenos que têm agitado e modificado o mundo onde vivemos; a cada momento ele encontra provas certas da intervenção de uma vontade suprema e talvez mesmo pode-se dizer que melhor do que o céu, a terra celebra a grandeza do Criador. Bem felizes são aqueles que podem consagrar sua vida a semelhantes estudos". Nossos levantamentos mostram que ele nos legou 53 trabalhos científicos, de várias partes do solo brasileiro. Creio que nenhum ex-aluno da Escola de Minas tenha batido esse recorde.

Mas a REM tem, também, o que comemorar: sua inclusão no Science Citation Index® and Science Citation Index ExpandedT - Thomson ISI. Mais ainda, dois novos editores, Eduardo Batista (COPPE - UFRJ), para a área de Engenharia Civil, e Carlos Hoffmann Sampaio (PPGEM/UFRGS). Isso nos torna, ainda mais, responsáveis por manter e melhorar a qualidade dos artigos publicados.É claro que o sonho de Henri Gorceix, a Escola de Minas, lembra Santo Agostinho que disse: "um povo é um conjunto de pessoas unidas por um mesmo sonho". Que o conjunto dos ex-alunos da referida escola continue mantendo a chama desse sonho.

Atenciosamente,

Prof. Jório Coelho

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Out 2008
  • Data do Fascículo
    Set 2008
Escola de Minas Rua Carlos Walter Marinho Campos, 57 - Vila Itacolomy, 35400-000 Ouro Preto MG - Brazil, Tel: (55 31) 3551-4730/3559-7408 - Ouro Preto - MG - Brazil
E-mail: editor@rem.com.br