Acessibilidade / Reportar erro

Flexibilidade dinâmica, cooperação e eficiência econômica: anotações* * Agradeço o apoio CNPq e Capes, e da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de Paris XIII na pessoa de seu diretor, Benjamin Coriat.

Notes on dynamic flexibility, cooperation and economic efficiency

Resumo

Este artigo trata dos novos padrões de competitividade que estão sendo estabelecidos no capitalismo contemporâneo por um ambiente mais cooperativo entre os agentes econômicos. Argumenta-se que a eficiência econômica pode ser atribuída a formas contemporâneas de cooperação nos níveis básicos da organização social da produção, empurrando a arena da competição para cima. Desempenhos ainda mais eficientes de tecnologias de automação flexíveis parecem pressupor ambientes cooperativos intrafirmas e interfirmas, radicalmente afastando-se dos padrões de relação conflituosa anteriores do capitalismo moderno. Tanto é verdade que um dos pilares da economia ortodoxa, a saber, a teoria da empresa, vem sofrendo profundas modificações para lidar com esses novos fatos da vida econômica contemporânea.

Palavras-chave:
Cooperação; eficiência; teoria da firma

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br