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Brazilian Journal of Political Economy, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 1993
  • A dinâmica da hiperinflação Articles

    BARBOSA, FERNANDO DE HOLANDA; OLIVA, WALDYR MUNIZ; SALLUM, ELVIA MUREB

    Resumo em Português:

    RESUMO Um modelo de hiperinflação é desenvolvido onde os mercados monetário e de mercadorias desaparecem instantaneamente, as expectativas são racionais e há inércia no sistema de preços devido a mecanismos de indexação de salários. O modelo é descrito por um sistema não linear de equações diferenciais e o teorema da bifurcação de Hopf, considerando o déficit público como parâmetro, é usado para estudar as propriedades dinâmicas do sistema. A dinâmica do modelo é capaz de gerar processos de hiperinflação, bem como outros caminhos que são comumente observados em países com alta inflação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A hyperinflation model is developed where the money and goods markets clear instantaneously, expectations are rational and there is inertia in the price system due to wage indexation mechanisms. The model is described by a nonlinear system of differential equations and Hopf bifurcation theorem, regarding the public deficit as a parameter, is used to study the dynamic properties of the system. The dynamics of the model is capable of generating hyperinflation processes, as well as other paths that are commonly observed in high inflation countries.
  • Liquidez dos haveres financeiros e zeragem automática do mercado Articles

    CARVALHO, CARLOS EDUARDO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo enfatiza a pertinência dos conceitos de moeda indexada, bem como de liquidez excessiva de ativos financeiros, para a análise de programas de estabilização no Brasil. O autor critica a análise de A. C. Pastore, que enfatiza os problemas associados à chamada “zeragem automática” (financiamento automático das posições overnight das instituições financeiras pelo Banco Central do Brasil ao longo dos anos 80). Argumenta-se aqui que a “fuga” de investidores de certos ativos financeiros deve ser entendida como aumentos no número de transações, e não apenas como uma maior demanda por moeda, uma vez que os fundos retirados retornam aos bancos de uma só vez e os saques podem ser realizados. mesmo quando indesejados pelo Banco Central. Este artigo insiste nas dificuldades trazidas pela combinação de uma quantia alta de quase-dinheiro com pressões fiscais e cambiais que são fortemente expansionistas, incluindo pressões decorrentes do serviço da dívida pública, e sugere que tais dificuldades podem ter levado o Banco Central a fornecer financiamento automático, conforme mencionado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article stresses the pertinence of the concepts of indexed money, as well as of excessive liquidity of financial assets, for the analysis of stabilization programs in Brazil. The author criticizes the analysis of A. C. Pastore, who stresses the problems associated to the so-called “zeragem automática” (the automatic financing of financial institutions’ overnight positions by the Brazilian Central Bank throughout the eighties). It is argued here that the “run” of investors away from certain financial assets should be understood as increases in the number of transactions rather than merely as a larger demand for currency, since the funds withdrawn return to the banks at once and withdrawals can be made even when undesired by the Central Bank. This article insists on the difficulties brought by combinations of a high amount of quasi-money with fiscal and exchange pressures that are strongly expansionary, including pressures arising from the servicing of the public debt, and suggests that such difficulties may have led the Central Bank to provide automatic financing as mentioned.
  • Os efeitos de variações cambiais sobre o déficit público Articles

    NABÃO, MÁRCIA

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo mede o efeito direto da política cambial nas finanças públicas no Brasil no período 1985-1988. Com o objetivo de medir os efeitos da política cambial, será utilizada a variação da taxa de câmbio real em relação ao dólar americano. Foi realizada a compilação de todas as receitas e despesas públicas, afetadas pelas mudanças nas taxas de câmbio, bem como sua consolidação. Para esse fim, a balança de pagamentos do setor público foi extraída de dados reais e, na sua ausência, de estimativas. A pesquisa conclui que a relação entre o setor público brasileiro e o setor externo, regida pelo alto endividamento externo, determina uma resposta negativa direta ao impacto do déficit fiscal do setor público a uma depreciação real da taxa de câmbio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study measures the direct effect of exchange policy on public finances in Brazil in the period 1985-1988. With the aim of measuring exchange policy effects, the change of real exchange rate vis-à-vis the American dollar will be used. The compilation of all public revenues and expenditures, affected by exchange rate changes, as well as their consolidation, was performed. For this purpose, the public sector balance of payments was drawn from actual data and, in their absence, from estimates. The survey concludes that the relationship between the Brazilian public sector and external sector, governed by the high external indebtedness determines a negative direct impact response of the public sector fiscal deficit to a real depreciation of the foreign exchange rate.
  • Preços mínimos e estabilização de preços agrícolas Articles

    CARVALHO, MARIA AUXILIADORA DE; SILVA, CÉSAR ROBERTO LEITE DA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho analisa a política de preços mínimos no Brasil. Algumas medidas de spread de preços são realizadas em séries temporais de preços mensais para estimar o impacto da política nas séries de arroz e milho. Os resultados sugerem que mudanças na política de preços não modificariam o desempenho histórico das séries temporais de preços para essas culturas, exceto o caso dos preços de intervenção que funcionam desde 1988.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work analyses the minimum price policy in Brazil. Some measures of price spread are performed in monthly prices time-series to estimate the impact of the policy on the series of rice and corn. The results suggest that changes in the price policy would not modify the historical performance of the price time-series for these crops, except the case of the intervention prices that has worked since 1988.
  • Liberalização do comércio, integração regional e Mercado Comum do Sul: o papel do Brasil Articles

    BARBOSA, RUBENS ANTONIO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo adota uma abordagem evolutiva e sistêmica da questão da integração regional na América Latina, revisando os principais instrumentos de comércio preferencial na região, desde a experiência da LAIA (Associação de Integração Latino-Americana, Aladi) até o mercado comum do sul (Mercosul), e seu estágio intermediário, o programa de integração Argentina-Brasil. Especial atenção é dada à posição do Brasil, sendo o principal parceiro no comércio intrarregional dos países membros da Aladi e o país-chave para o sucesso do Mercosul, o experimento mais recente no processo de integração latino-americana. Os acordos comerciais preferenciais de Aladi foram profundamente afetados por suas crises econômicas dos anos 80, que atingiram praticamente todos os seus países membros, reduzindo assim os fluxos comerciais intrarregionais e as virtudes de criação de comércio de seu principal mecanismo multilateral, o Preferência Tarifária Regional (PTR). Em meados da década de 80, o Brasil e a Argentina já haviam decidido iniciar um novo processo de integração bilateral, que expandiu e abarcou os acordos setoriais assinados sob a estrutura Aladi. Após concordar com os procedimentos institucionais do processo de integração bilateral, os dois países negociaram e concluíram um Acordo de Complementação Econômica (ACE), que se tornou a base do Tratado de Assunção, assinado em março de 1991 com a adesão do Paraguai e Uruguai. O novo experimento de integração sub-regional ocorre no meio dos processos de liberalização do comércio e do desmantelamento das políticas de substituição de importações nos quatro países.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper takes an evolutionary and systemic approach on the question of regional integration in Latin America, reviewing the main instruments of preferential trade in the region, from the experience of Laia (Latin American Integration, Aladi) to the Southern Common Market (Mercosur), and its intermediate stage, the Argentina-Brazil integration program. Special attention is given to the position of Brazil, being the main partner in the intraregional trade of Aladi member countries as well as the key country for the success of Mercosur, the most recent experiment in the Latin American integration process. Aladi’s preferential trade arrangements were deeply affected by their economic crises of the 80’s, which touched practically all of its member countries and thus reducing the intraregional trade flows and the trade creation virtues of its main multilateral mechanism, the Regional Tariff Preference (PTR). By the middle of the 80’s, Brazil and Argentina had already decided to launch a new, bilateral, integration process, which expanded and encompassed the sectorial agreements subscribed under the Aladi framework. After agreeing upon the institutional procedures for the bilateral integration process, the two countries negotiated and concluded an Economic Complementation Agreement (ACE) which became the basis for the Assunción Treaty, signed in March 1991 with the adhesion of Paraguay and Uruguay. The new subregional integration experiment takes place in the middle of trade liberalization processes and the dismantling of import substitution policies in the four countries.
  • Decisões empresariais numa economia monetária de produção: notas para uma teoria pós-keynesiana da firma Articles

    FEIJÓ, CARMEM A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Concentramos nossa atenção no fato de que, em um mundo incerto, as expectativas desempenham um papel importante quando são tomadas decisões sobre produção e investimento. Apesar de lidar com problemas diferentes, as decisões sobre produção e investimento estão inter-relacionadas porque, uma vez explicitamente considerada, as decisões de longo prazo devem ser traduzidas em procedimentos de curto prazo. Sugerimos que várias variáveis pudessem ser identificadas como decisões norteadoras do investimento: expectativas sobre rendimentos prospectivos, economia interna e instalações internas não exploradas para diversificar a linha de produção e, finalmente, as condições para financiar novos planos de investimento por dívida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We have focused our attention on the fact that in an uncertain world, expectations play an important role when decisions about production and investment are made. In spite of dealing with different problems, decisions about production and investment are interrelated because, once is explicitly considered, long term decisions have to be translated into short term procedures. We suggested that several variables could be identified as guiding investment decisions: expectations about prospective yields, internal savings and unexploited internal facilities to diversify the production line and, finally, the conditions to debt finance new investment plans.
  • O sistema financeiro e o financiamento do crescimento: uma alternativa pós-Keynesiana à visão convencional Articles

    STUDART, ROGÉRIO

    Resumo em Português:

    RESUMO Os modelos de liberalização financeira têm sido, nos últimos dezenove anos, a base do pensamento dominante sobre o papel dos mercados e instituições financeiras no desenvolvimento econômico e a base para a formulação de políticas em muitos países menos desenvolvidos. Este artigo apresenta uma avaliação crítica da literatura sobre liberalização financeira e aponta para uma visão alternativa baseada na teoria pós-keynesiana. Essa visão alternativa é baseada em três aspectos da economia monetária. Primeiro, poupança não fornece financiamento: o papel da poupança não está relacionado ao financiamento da acumulação de capital, mas ao seu financiamento. Segundo, a acumulação de capital aumenta a fragilidade dos bancos, que pode ser aliviada por meio de financiamento. Por fim, como modelamos o circuito de financiamento, economia de investimento e investimento depende de instituições e convenções que estão evoluindo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Financial liberalization models have been for the last nineteen years the foundation of mainstream thinking on the role of financial markets and institutions in economic development and the basis for policymaking in many LDCs. This paper presents a critical appraisal of the financial liberalization literature and points to an alternative view based on Post Keynesian theory. That alternative view is based on three aspects of monetary economics. First savings does not provide finance: the role of savings is not related to the financing of capital accumulation, but to its funding. Second, capital accumulation increases banks’ fragility, which can be alleviated through funding. Finally, how we model the finance-investment-saving-funding circuit depends on institutions and conventions, which are evolving.
  • Conceitos de ação racional e os limites do enfoque econômico Articles

    PRADO, ELEUTÉRIO F. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta os quatro conceitos de ação racional, que Habermas se encontra revisando a literatura sobre ciências sociais. São elas: ação teleológica, normativa, dramatúrgica e comunicativa. Mostra, depois disso, como esses conceitos podem ser empregados para situar analiticamente as noções de ação utilizadas na Economia Política. Mostra também, a seguir, como esses conceitos podem ajudar a encontrar os limites da abordagem econômica. Critica-se, finalmente, o imperialismo econômico que é mostrado para expressar o expansionismo da razão instrumental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the four concepts of rational action, that Habermas find himself revising social science literature. They are teleological, normative, dramaturgic and communicative action. It shows, after this, how these concepts can be employed to situate analytically action notions used in Political Economy. It shows too, next, how these concepts can help to find the limits of economic approach. It is criticized, finally, the economic imperialism that is shown to express the expansionism of instrumental reason.
  • Apoio financeiro externo e estabilização econômica Comunicação

    MEYER, ARNO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este ensaio tenta avaliar a abordagem do ministro Marcílio Marques Moreira nas negociações de dívida externa do Brasil. Começa a reconhecer que a reestruturação da dívida externa deve contribuir simultaneamente para a correção dos desequilíbrios financeiros do setor público e para a estabilidade da taxa de câmbio. A decisão de simplesmente aderir aos acordos atuais do tipo Clube de Paris e Plano Brady para países de renda média resultará em um pequeno alívio do serviço da dívida. A estratégia do ministro Marcílio exige, portanto, mais ajustes do setor público e novas entradas de capital para ter sucesso. A correção dos desequilíbrios do setor público ainda não foi alcançada, e os investidores estrangeiros, diante da alta instabilidade macroeconômica, ainda se apegam a instrumentos de curto prazo com altos retornos que se sabe serem inadequados para financiar políticas de estabilização. A assinatura de acordos com credores externos antes de atingir os requisitos para atendê-los de forma não inflacionária é a principal falha da estratégia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay tries to evaluate Minister Marcílio Marques Moreira’s approach on Brazil’s external debt negotiations. It starts recognizing that external debt restructuring should contribute simultaneously to the correction of public sector financial imbalances and to the stability of the exchange rate. The decision to simply adhere to current Paris Club and Brady Plan type agreements for middle-income countries will result in small debt service relief. Minister Marcílio’s strategy requires therefore further public sector adjustment and new capital inflows to succeed. The correction of public sector imbalances has not been achieved yet, and foreign investors, in the face of high macroeconomic instability, still cling to short term instruments with high returns which are known to be unsuitable to finance stabilization policies. The signment of agreements with external creditor before achieving the requirements to meet them in a non-inflationary way is the main flaw of the strategy.
  • Hirschman e a retórica da reação Articles

    PENA, MARIA VALÉRIA JUNHO

    Resumo em Português:

    RESUMO A comunicação trata do livro de 1991 de Albert O. Hirschman, Retórica da reação: perversidade, futilidade, risco, mostrando sua importância em relação ao debate contemporâneo sobre as possibilidades do estado de bem-estar social. A tese de Hirschman é que a crítica conservadora contemporânea ao estado de bem-estar é um renascimento da tese que já havia sido discutida antes de se opor à expansão dos direitos civis e políticos. Do mesmo modo que esses direitos, os direitos sociais contemporâneos: (i) produzem o contrário do que é o desejo dos formuladores de políticas; (ii) não produzem efeito algum; (iii) custam muito, comprometendo a democracia ou o crescimento econômico. Perversidade, futilidade e risco são os principais atributos da ação, segundo a visão conservadora; é por isso que sua proposta é tão reacionária. Por isso, considerando também o perigo da ação, seu sucesso repousa na sua competência de persuadir a história de não permitir que nada seja feito ou criado. A política é apenas um caso de habilidades administrativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The communication deals with the 1991’s book of Albert O. Hirschman, Rhetoric of reaction: perversity. futility. Jeopardy, showing its importance in relation with the contemporary debate on the possibilities of the welfare state. The thesis of Hirschman is that the contemporary conservative criticism on the welfare state is a revival of the thesis that had been already argued before opposing the expansion of civil and political rights. The same way as those rights, contemporary social rights would: (i) produce the contrary of what is the desire of policymakers; (ii) produce no effect at all; (iii) cost too much, jeopardizing democracy or economic growth. Perversity, futility and jeopardy are the main attributes of action according to the conservative view; that’s why its proposal is so reactionary. That is why, as well, considering the danger of action, its success rests on its competence to persuade that history not allowing anything to be done or to be created. Politics is just a case for administrative skills.
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