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Brazilian Journal of Political Economy, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 1999
  • A crise cambial e o ajuste fiscal Articles

    SCHWARTSMAN, ALEXANDRE

    Resumo em Português:

    RESUMO Acreditamos que a literatura de crise da balança de pagamentos pode oferecer a base para entender a atual turbulência econômica no Brasil. De acordo com nossos cálculos, a taxa de câmbio real requer uma desvalorização de 15% a 20%, a fim de garantir que a restrição intertemporal da balança de pagamentos não seja violada. Essa moeda apreciada (e a política cambial projetada para reduzir a valorização) impõe um fardo pesado à política monetária: a paridade de juros cobertos implica em altas taxas de juros domésticas reais para financiar a conta corrente. Eventualmente, a defesa da taxa de câmbio exige um aumento adicional nas taxas de juros, aceitas pelo governo, o peso da estabilidade na função de perda do governo parece ser muito maior do que o atribuído ao desemprego (ou crescimento). No entanto, apesar dessas preferências, a existência de um grande déficit orçamentário impõe limites objetivos ao uso das taxas de juros como forma de defender a moeda. Na ausência de um acentuado ajuste fiscal, a política monetária não será mais plausível. Nesse sentido, o ajuste fiscal é um elemento crucial para sustentar a atual política cambial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We believe that the balance-of-payment crisis literature can offer the basis to understand the current economic turmoil in Brazil. According to our calculations the real exchange rate requires a 15% to 20% devaluation so as to assure that the intertemporal balance-of-payments constraint is not violated. Such appreciated currency (and the FX policy designed to reduce the appreciation) imposes a heavy burden on monetary policy: covered interest parity implies high real domestic interest rates in order to finance the current account. Eventually the defense of the exchange rate requires an additional increase in interest rates, accepted by the government, the weight of stability in the government loss function seems to be much higher than the assigned to unemployment (or growth). Yet - despite such preferences - the existence of a large budget deficit imposes objective limits on the use of interest rates as a means to defend the currency. In the absence of a sharp fiscal adjustment monetary policy will no longer be credible. In this sense, the fiscal adjustment is a crucial element to sustain the current FX policy.
  • Conversibilidade, capitais voláteis e estabilização. O papel das finanças do governo Articles

    DAMILL, MARIO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo examina os efeitos potenciais de fluxos voláteis de capital internacional em uma economia pequena, comercial e financeiramente aberta sob um regime de quadro de moeda, como é atualmente o caso na Argentina. Em face de choques, como os associados a mudanças na magnitude e na direção dos fluxos de capital, o regime de conversibilidade gera reações pró-cíclicas, que apresentam problemas importantes para a estabilização de variáveis reais e financeiras. Em particular, o documento enfoca o papel estabilizador das decisões relativas ao gerenciamento da dívida pública e, em geral, à administração das carteiras financeiras do Tesouro e do Banco Central (ativos e passivos, incluindo reservas de câmbio). O artigo analisa brevemente as principais abordagens analíticas para a gestão do portfólio financeiro do setor público e, nesse contexto, faz um exame estilizado das características distintivas do caso argentino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper examines the potential effects of volatile international capital flows on a small, commercially and financially open economy under a currency board regime, as is currently the case in Argentine. ln the face of shocks, like those associated with changes in the magnitude and direction of capital flows, the convertibility regime generates pro-cyclical reactions, which pose important problems for the stabilization of real and financial variables. In particular, the paper focuses on the stabilizing role of decisions concerning public debt management and, in general, the administration of the Treasury’s and Central Bank’s financial portfolios (assets and liabilities, including foreign exchange reserves). The paper briefly reviews the main analytical approaches to the public sector’s financial portfolio management and, within that framework, makes a stylized examination of the distinctive characteristics of the Argentine case.
  • A abertura financeira dos países periféricos e os determinantes dos fluxos de capitais Articles

    PRATES, DANIELA MAGALHÃES

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute duas linhas de análise sobre a abertura financeira nos países em desenvolvimento. Economistas convencionais argumentam que a abertura traz várias vantagens para esses países se as reformas liberalizantes tiverem sido feitas na sequência adequada, com a liberalização dos fluxos de capital como a última reforma adotada. A hipótese central assumida é que os fluxos são guiados por fundamentos econômicos. Uma abordagem alternativa, com base teórica pós-keynesiana, enfatiza que, no atual contexto de globalização financeira e predominância de fluxos de carteira, os fluxos de capital não são guiados por fundamentos, mas por perspectivas de curto prazo e por fatores exógenos ao país específico e, portanto, pode ser revertida a qualquer momento, com impactos negativos no país em desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses two strains of analysis regarding financial openness in developing countries. Mainstream economists argue that openness brings several advantages to these countries if liberalizing reforms have been made in the proper sequence, with liberalization of capital flows as the last reform adopted. The central hypothesis assumed is that the flows are guided by economic fundamentals. An alternative approach, with a post-Keynesian theoretical basis, emphasizes that in the present context of financial globalization and predominance of portfolio flows, capital flows are not guided by fundamentals but by short term perspectives and by factors that are exogenous to the specific country and, thus, can be reverted at any time, with negative impacts on the developing country.
  • Fragilidade financeira externa e os limites da política cambial no Real Articles

    PAULA, LUIZ FERNANDO RODRIGUES DE; ALVES JÚNIOR, ANTONIO JOSÉ

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo avalia os impactos do plano de estabilização cambial do Brasil (Plano Real) na fragilidade financeira externa do país e discute políticas alternativas de câmbio para superar a vulnerabilidade externa do Brasil. Para isso, desenvolvemos um índice para essa fragilidade financeira externa, que é aplicado a uma série temporal de variáveis do setor externo de 1992 a 1997. As evidências mostram que a fragilidade financeira externa brasileira cresceu nos primeiros três anos e meio após o Plano Real, particularmente em 1996 e 1997. Usando essas evidências, o documento questiona a eficácia da estratégia de ajuste do governo para o setor industrial, baseada em quatro pilares: estabilização de preços, liberalização do comércio, liberalização do capital e valorização cambial. Finalmente, concluímos que a margem para mudanças na política cambial atualmente é muito pequena: o governo é prisioneiro de uma “armadilha cambial” auto infligida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article assesses the impacts of Brazil’s exchange-based stabilization plan (Plano Real) on the country’s external financial fragility and discusses alternative exchange policy to overcome the Brazil’s external vulnerability. In order to do so, we have developed an index for this external financial fragility, which is applied to a time series of foreign sector variables from 1992 to 1997. The evidence shows that Brazilian external financial fragility has grown during the first three years and half after the Real Plan, particularly in 1996 and 1997. Using this evidence, the paper questions the effectiveness of the government’s adjustment strategy for the industrial sector, based on four pillars: price stabilization, trade and capital liberalization and exchange appreciation. Finally, we conclude that the scope for changes in currently exchange policy is too small: the government is prisoner of a self-inflicted “exchange trap”.
  • Mais instrumentos e objetivos mais amplos: rumo ao consenso pós-Washington Articles

    STIGLITZ, JOSEPH E.

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesta palestra, o autor reconhece o fracasso do “Consenso de Washington” na promoção do crescimento econômico e propõe um novo consenso em que o Estado tenha novamente um papel ativo. Ele parte de algumas lições da crise asiática e conclui a necessidade de ampliar os objetivos do desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this lecture the author acknowledges the failure of the “Washington Consensus” in promoting economic growth and proposes a new consensus where the state has again an active role. He starts from some lessons of the Asian crisis and concludes for the need of broadening the goals of development.
  • A despesa previdenciária no Brasil: evolução, diagnóstico e perspectivas Articles

    ALÉM, ANA CLÁUDIA DE; GIAMBIAG, FABIO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta a evolução dos componentes relacionados às despesas da Previdência Social no Brasil. Mostra que, entre 1980 e 1990, o número de benefícios mantidos apresentou uma taxa de crescimento anual de 4,8%. Essa taxa foi mantida entre 1990 e 1996. Esse fato foi explicado pela combinação de impactos excepcionalmente negativos com alguns outros especialmente favoráveis. No primeiro caso, inclui-se a duplicação, de 1,9 a 3,8 milhões de aposentados nas áreas rurais, entre 1991 e 1994, enquanto no segundo caso, a queda de mais de 8% em benefícios excluídos aposentadorias e pensões durante a década atual é o fenômeno mais marcante. Com base em algumas hipóteses, são feitas algumas projeções para as despesas da Seguridade Social para o governo atual e o próximo. Conclui-se, com base em alguns parâmetros realistas, que essas despesas devem crescer entre 4,5 - mais provavelmente - e 5,5% ao ano, em média, durante os próximos anos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the evolution of the components related to the Social Security expenditures in Brazil. It is shown that between 1980 and 1990 the number of benefits maintained had a yearly growth rate of 4,8%. This rate was maintained between 1990 and 1996. This fact was explained by the combination of exceptionally negative impacts with some other specially favourable. In the first case, it is included the duplication, from 1,9 to 3,8 millions of retired people in the rural areas, between 1991 and 1994, while in the second case the fall of more than 8% in the: benefits excepted retirements and pensions during the current decade is the most outstanding phenomenon. Based on some hypotheses, some projections for the Social Security expenditures for the current and the next Government are made. It is concluded, based on some realistic parameters, that these expenditures should grow between 4,5 - more probably - and 5,5% by year, as an average, during the next years.
  • Aspectos institucionais da performance fiscal de estados e municípios Articles

    MENDES, MARCOS

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo mostra que as regras estabelecidas para controlar a dívida estadual e municipal no Brasil são ineficientes. Eles não podem impedir o crescimento excessivo da dívida nem evitar a aprovação de empréstimos que tenham uma relação benefício-custo negativa. O artigo utiliza modelos teóricos propostos por Shepsle e Weingast (1981) e Niou e Ordershook (1985), relacionados a projetos de barril de porco, para mostrar que o Senado Federal, responsável pelo controle da dívida, não possui incentivos suficientes para restringir a dívida. A estratégia escolhida pela maioria dos senadores, tentando maximizar a probabilidade de ser reeleito, resulta na aprovação de todos os pedidos feitos pelos estados e municípios que desejam obter empréstimos. O artigo propõe mudanças nas regras de controle, para torná-las eficientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper shows that the rules established to control state and municipal debt in Brazil are inefficient. They cannot prevent the excessive growth of the debt nor to avoid the approval of loans that have a negative benefit-cost relation. The paper uses theoretical models proposed by Shepsle and Weingast (1981) and Niou and Ordershook (1985), related to pork barrel projects, to show that The Federal Senate, responsible for the debt control, does not have enough incentives to restrict the debt. The strategy chosen by the majority of senators, trying to maximize the probability of being reelected, results in the approval of all applications made by states and municipalities that want to raise loans. The paper proposes changes in the control rules, to make them efficient.
  • As transformações do capitalismo contemporâneo e sua natureza na análise de Marx Articles

    TAUILE, JOSÉ RICARDO; FARIA, LUIZ AUGUSTO ESTRELLA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata de cinco pontos da dinâmica do capitalismo contemporâneo: 1) a forma e a operação do mercado financeiro mundial que funciona 24 horas por dia; 2) transformações nas relações monetárias, especificamente a relação entre dinheiro e poder; 3) a influência da operação de blocos de capital sobre territórios; 4) a exaustão dos limites da extração excedente por meio da exploração do trabalho assalariado, aumentando a degradação das condições de coesão social e fraturando o regime de acumulação; 5) as novas referências que sustentam e regulam o equivalente geral, ou seja, a base das equivalências nomeadas em dinheiro. Termina exigindo um novo contrato social global, em nível nacional e internacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper deals with five points of contemporary capitalism dynamics: 1) the form and operation for the world financial market that functions 24 hours a day; 2) transformations in monetary relations, specifically the relation between money and power; 3) the influence of the operation of capital blocks over territories; 4) the exhaustion of the limits of surplus extraction by means of wage labour exploitation, increasing degradation of the conditions of social cohesion, and fracturing the accumulation regime; 5) the new references that sustain and regulate the general equivalent, i.e. the foundation of the equivalencies nominated in money. It ends by demanding a new global social contract, at national and international levels.
  • A indeterminação de Senior e o currículo mínimo de economia Articles

    SILVEIRA, ANTONIO MARIA DA

    Resumo em Português:

    RESUMO É apresentada uma descrição de um programa de pesquisa sobre a natureza incompleta do conhecimento científico e ampliado para analisar o currículo mínimo de economia no Brasil e a consequente mutação de propostas de mudança. Considerando os diferentes níveis de abstração na ciência pura, na ciência aplicada e na arte da tricotomia científica, observa-se que o currículo mínimo prescreve treinamento adequado para a economia social ou aplicada. Conclui-se que um período adicional de dois anos é recomendado, um para fortalecer a economia pura no ciclo básico e outro para a arte da economia na fase destinada ao treinamento profissionalizado. Consideração também é dada à especialização em economia pura voltada exclusivamente para o ensino e pesquisa

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A description is given of a research program on the incomplete nature of scientific knowledge and extended to analyze the minimum curriculum for economics in Brazil and the consequent for mutation of proposals for change. Considering the different levels of abstraction in the pure science, applied science and the art of science trichotomy, it is observed that the minimum curriculum prescribes suitable training for social or applied economics. The conclusion is that a further period of two years is recommended, one to strengthen pure economics in the basic cycle and the other for the art of economics in the phase meant for professionalized training. Consideration is also given to specialization in pure economics exclusively directed at teaching and research.
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