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Brazilian Journal of Political Economy, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2002
  • Celso Furtado e o início da industrialização no Brasil Articles

    SZMRECSÁNYI, TAMÁS

    Resumo em Português:

    RESUMO Vários autores vêm se referindo nessas últimas décadas à ausência nas obras históricas de Celso Furtado de explicações mais elaboradas sobre as origens e a evolução inicial do setor manufatureiro da economia brasileira. Na tentativa de testar empiricamente a validade dessas afirmações, o artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática não apenas do famoso livro O crescimento econômico do Brasil, mas também de outros trabalhos do autor. A propósito, algumas conclusões bastante diferentes foram alcançadas. Essas conclusões não têm o objetivo de criticar afirmações anteriores, mas sim de sintetizar e caracterizar as ideias de Furtado sobre esse processo muito importante da história da economia de nosso país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Several authors have been referring these last decades to the absence in Celso Furtado’s historical works of any more elaborate explanations on the origins and initial evolution of the Brazilian economy’s manufacturing sector. In an attempt to test empirically the validity of these assertions, the article presents the result of systematic revision not only of the famous book on The Economic Growth of Brazil, but also of the Author’s other works. By its way, some quite different conclusions were reached. These conclusions don’t have the purpose of criticizing previous affirmations, rather intending to synthesize and characterize Furtado’s ideas on this very important process of our country’s economy history.
  • Reestruturação do Sistema Financeiro Internacional e Países Periféricos Articles

    FREITAS, MARIA CRISTINA PENIDO DE; PRATES, DANIELA MAGALHÃES

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar uma avaliação das proposições de reformulação do sistema financeiro internacional e suas prováveis consequências para a soberania nacional dos países subdesenvolvidos. Para atingir esse objetivo, o artigo analisa a lógica subjacente às principais recomendações políticas do FMI para a “nova arquitetura financeira internacional”, as novas regras de adequação de capital elaboradas pelo Comitê da Basiléia e as propostas de reforma para o FMI e o Banco Mundial propostas pelo Congresso dos EUA e pelo governo dos EUA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to present an evaluation of the international financial system reformulation propositions and their likely consequences for the national sovereignty of underdeveloped countries. To attain this objective, the article analyses the underlying rationale of the IMF’s main policy recommendations for the “new international financial architecture”, the new capital adequacy rules drawn by the Basle Committee, and the reform proposals for the IMF and the World Bank proposed by the US Congress and by the US government.
  • Por que a China sobreviveu à crise financeira asiática? Articles

    SHARMA, SHALENDRA D.

    Resumo em Português:

    RESUMO A economia chinesa mostra uma notável semelhança com as da Tailândia, Indonésia, Coreia do Sul e Malásia antes da crise - especialmente as bolhas de ativos, alta dependência de intermediação bancária, má supervisão prudencial e fragilidade do sistema financeiro. No entanto, a China desafiou a previsão comum e não sucumbiu à crise financeira. O que explica a capacidade da China de suportar uma grande crise financeira em toda a região? Este estudo aborda essa questão complexa, além de elaborar as medidas de reforma que a China deve implementar para se imunizar contra futuras crises financeiras ou seus efeitos de contágio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Chinese economy shows a remarkable resemblance to those of pre-crisis Thailand, Indonesia, South Korea and Malaysia - especially the asset bubbles, high reliance on banking intermediation, poor prudential supervision, and fragility of the financial system. Yet, China defied the common prediction and did not succumb to the financial crisis. What explains the China ability to withstand a major region-wide financial crisis? This study addresses this complex question, besides elaborating the reform measures China must implement to immune itself from future financial crises or its contagion effects.
  • Reorganização Econômica, Absorção de Mão de Obra e Qualificação Articles

    DEDECCA, CLAUDIO SALVADORI

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos anos 90, a sociedade brasileira conheceu um processo muito importante de mudanças econômicas e sociais. Após um longo período de desenvolvimento centrado no mercado interno e na base industrial local, foi adotada uma nova política econômica visando o aumento da competitividade da estrutura industrial. A nova dinâmica econômica induziu o crescimento da importação e reduziu a importância da base produtiva local para o nível do mercado interno. Essa dinâmica impôs reduções sistemáticas do nível formal de emprego. O governo argumenta que os problemas de emprego são explicados pelo nível reduzido de qualificação dos trabalhadores nacionais. Este artigo mostra que essa dinâmica se baseia na força de trabalho não qualificada. Reforça a baixa habilidade do mercado de trabalho brasileiro e não melhora a competitividade da base produtiva nacional. Não encontramos indicadores capazes de confirmar os argumentos da política econômica real.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the 90’s, the Brazilian society knew a very important process of economic and social changes. After a long period of the development centered in the internal market and local industrial base, a new economic policy was adopted aiming increase to the competitiveness of the industrial structure. The new economic dynamic induced the growth of the importation and reduced the importance of local productive base for internal market level. This dynamic has imposed systematic reductions of the formal employment level. The government argues that the employment problems are explained by the reduced level of the qualification of national workers. This paper shows that this dynamic is based in the unskilled labor force. It reinforced the low skill of the Brazilian labor market and doesn’t improve the competitiveness of national productive base. We don’t find indicators able to confirm the arguments of the actual economic policy.
  • Negócios e Atrasos na Política Portuária no Brasil Articles

    DOCTOR, MAHRUKH

    Resumo em Português:

    RESUMO O caso da reforma da modernização portuária no Brasil resume os problemas que os reformadores brasileiros enfrentam. Embora a legislação da reforma tenha sido aprovada em 1993 (Lei 8.630/93), ainda existem muitos obstáculos para a plena implementação. Este artigo concentra-se em como as atitudes e ações dos negócios adiaram a reforma e demonstra como as empresas são incapazes de contribuir para a implementação da reforma devido a obstáculos institucionais e problemas de ação coletiva. Em seguida, sugere um mecanismo para superar essas dificuldades; especificamente, examina a evolução do corporativismo e o valor da construção de comunidades políticas unidas e democráticas que atendam às necessidades de cada setor. O trabalho empírico é complementado com uma combinação incomum de três abordagens teóricas para explicar a economia política da modernização institucional: economia institucional desenvolvida por Douglass North, lógica da ação coletiva elaborada por Mancur Olson e análise de redes políticas desenvolvida por Marsh e Rhodes, Jordan e Richardson.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The case of port modernization reform in Brazil encapsules the problems Brazilian reformers face. Although reform legislation was passed in 1993 (Law 8.630/93), many obstacles remain for full implementation of its provision. This article focuses on how business attitudes and actions deferred reform, and demonstrates how business is unable to contribute to reform implementation because of institutional obstacles and collective action problems. It then suggests a mechanism to overcoming these difficulties; specifically, it examines the evolution of corporatism and the value of constructing democratic close-knit policy communities meeting the needs of each sector. The empirical work is complemented with an unusual combination of three theoretical approaches to explain the political economy of institutional modernization: institutional economics as developed by Douglass North, the logic of collective action as elaborated by Mancur Olson, and policy network analysis as developed by Marsh and Rhodes, Jordan and Richardson.
  • Políticas de emprego em economias semi-industrializado Articles

    LÓPEZ G., JULIO; PACHECO L., PENÉLOPE

    Resumo em Português:

    RESUMO O principal objetivo deste artigo é analisar as opções de política econômica para promover o crescimento econômico e a absorção do desemprego no curto prazo em economias semi-industrializadas abertas. Levamos em conta a existência de capacidade ociosa e postulamos que pelo menos parte dessa capacidade poderia ser utilizada no curto prazo, estimulando o crescimento do produto, mesmo com a manutenção do equilíbrio na balança comercial. Enfatizamos a necessidade de combinar competitividade da bolsa real com estabilidade de preços e uma distribuição justa de renda. Assim, propomos contrabalançar os efeitos negativos de um aumento da taxa de câmbio no poder de compra dos trabalhadores, com compensação alcançada por meio de subsídios diretos ou redução do imposto sobre o valor agregado para bens básicos. Com dois exercícios econométricos realizados para o Brasil e para o México, analisamos empiricamente a hipótese básica deste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main objective of this paper is to analyze economic policy options to foster economic growth and the absorption of unemployment in the short run in open semi-industrialized economies. We take into account the existence of idle capacity, and we postulate that at least part of these capacities could be put to use in the short run, stimulating output growth even as equilibrium in the trade balance is maintained. We emphasize the necessity to combine competitiveness of the real exchange with price stability and with a fair distribution of income. We thus propose to counterbalance the negative effects of an increase in the exchange rate on workers’ purchasing power, with compensation achieved either through direct subsidies or reduction in the Value Added Tax for basic goods. With two econometric exercises carried out for Brazil and Mexico we empirically analyze the basic hypothesis of this paper.
  • O papel de uma agência especial de seguros de empréstimos no Brasil Articles

    SICSÚ, JOÃO; MOTTA E ALBUQUERQUE, EDUARDO DA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo sugere uma Agência Especial de Seguros (SIA) para o financiamento de investimentos inovadores. O objetivo desta agência é estabelecer um vínculo entre o sistema bancário e o sistema de inovação. Este artigo avalia o sistema bancário brasileiro e o sistema nacional de inovação e sugere uma inovação institucional. Essa Agência de Seguros Especiais apoiaria um aumento na quantidade de recursos privados alocados ao financiamento de atividades inovadoras, tanto para empresas estabelecidas quanto para novas empresas. Essa Agência de Seguros Especiais pode reorganizar a divisão do trabalho entre as instituições do sistema brasileiro de inovação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper suggests a Special Insurance Agency (SIA) for the financing of innovative investments. The objective of this Agency is to establish a link between the banking system and the innovation system. This paper evaluates the Brazilian banking system and the national system of innovation and suggests an institutional innovation. This Special Insurance Agency would support an increase in the amount of private resources allocated to the financing of innovative activities, both for established firms and for new firms. This Special Insurance Agency might rearrange the division of labor among the institutions of the Brazilian system of innovation.
  • Orçamento e planejamento municipal: um estudo de caso Articles

    VECCHIA, ELOI DALLA; MONTOYA, MARCO ANTONIO

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo busca avaliar a eficiência do planejamento na área municipal, no período de 1989 a 1997, com o objetivo de estabelecer se a variável inflação determina níveis mais altos ou mais baixos considerando o ajuste municipal. Para isso, foi utilizado como banco de dados o orçamento de 67 municípios da região do Platô Médio do estado do Rio Grande do Sul. O processo metodológico implicou a construção de índices eficientes, avaliados por meio da nota de ajuste da variável orçamento. Verificou-se que: a) a variável inflação não é a única determinante do ajuste do planejamento municipal; b) Existe, na equipe técnica municipal, falta e deficiência em relação ao planejamento e ao orçamento (técnico) da disciplina; c) A ausência de um processo formal e estabelecido que possa avaliar as propostas orçamentárias, na discussão e aprovação das leis, considerando esta uma responsabilidade legislativa. Conclui-se, portanto, que os legisladores, principalmente no período de fixação de preços, não foram eficientes, considerando o exercício de suas funções, julgamento, discussão e aprovação das leis orçamentárias nas cidades da Região do Platô Médio do estado do Rio Grande do Sul. Sul, pois permitiram o orçamento sistemático de superavaliação, que propunha a geração de uma série de déficits.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present article searches to evaluate the efficiency of planning in the municipal area, within the period of 1989 to 1997, aiming to establish if the variable inflation determines higher or lower levels considering the municipal adjusting. For this, it was used as data base the budget of 67 municipal districts of the Medium Plateau region of the state of Rio Grande do Sul. The methodological process implied the construction of efficient indexes, evaluated through the adjust grade of the budget variable. It was verified that: a) the variable inflation is not the only determining of the municipal planning adjusting; b) It exists, in the municipal technical staff, lack and deficiency about the planning and the discipline (technical) budget; c) The absence of a formal and established process that could evaluate the budget proposals, in the discussion and approval of the laws, considering this a legislative responsibility. Therefore, it concludes that the legislators, mainly in the period of price establishment, were not efficient considering the exercise of their jobs, judgment, discussion and approval of the budget laws in the cities of the Medium Plateau Region of the state of Rio Grande do Sul, since they permitted the systematic superevaluation budget, which proposed the generation of a series of deficits.
  • A Desregulamentação do Setor Sucroalcooleiro Articles

    BARROS, GERALDO SANT’ANA DE CAMARGO; MORAES, MÁRCIA AZANHA FERRAZ DIAS DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é determinar os principais atores e arenas de decisões envolvidas na desregulamentação do setor sucroalcooleiro brasileiro, utilizando conceitos de Economia Política. A desregulamentação foi conduzida por atores das regiões produtoras do Sudeste e Nordeste (como associações de produtores de cana, sindicatos e associações de produtores de açúcar e álcool e sindicatos de trabalhadores) e por políticos de várias regiões produtoras de cana, cujos interesses conflitantes influenciaram os tomadores de decisão. O CIMA foi a principal arena de decisão. Os principais atores que determinam as políticas públicas para o setor são os congressistas e os governos estaduais e municipais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this article is to determine the most important actors and decisions arenas involved in the deregulation of the Brazilian sugar and alcohol sector, using concepts of Political Economy. The deregulation was conducted by actors from both Southeastern and Northeastern production regions (such as sugar cane farmers’ associations, sugar and alcohol producers’ unions and associations and workers’ unions) and by politicians from several sugarcane production regions, whose conflicting interests influenced the decision makers. CIMA was the main decision arena. The main actors determining public policies for the sector are the congressmen and the State and Municipal governments.
  • Será consistente a proposta de criação de uma união monetária no Mercosul? Articles

    FERRARI FILHO, FERNANDO; PAULA, LUIZ FERNANDO DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a proposta de união monetária no Mercosul à luz da teoria da Área Moeda Ótima (AMO). Mostra que não há evidências de que a convergência macroeconômica possa ser alcançada no Mercosul, uma vez que a área alcançou minimamente alguns critérios básicos definidos pela literatura da AMO.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to discuss the proposal for monetary union in Mercosur in the light of the theory of Optimal Currency Area (OCA). It shows that there is no evidence that macroeconomic convergence can be reached in Mercosur, since the area only minimally achieved some basic criteria defined by the OCA literature.
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