Acessibilidade / Reportar erro

Análise do potencial de Angola para a instalação de centrais termoelétricas a biomassa vegetal1 1 X Congresso da APDEA e IV Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Coimbra-Portugal, de 14 a 16 de setembro de 2022.

Analysis of Angola's potential for the installation of biomass power plants

Resumo

O aumento da produção de energia elétrica com base em combustíveis fósseis conduz ao aumento de gases com efeito estufa e a originar conflitos devido ao aquecimento global. Por estes motivos, também é crescente o número de estudos relativos a fontes alternativas de energia sustentável. A biomassa florestal pode ser uma importante fonte de combustível para unidades produtoras de energia, como sejam as centrais termoelétricas. Vários estudos, em Portugal, demonstraram que a quantidade anual de resíduos agroflorestais pode constituir uma fonte alternativa de combustível para as centrais termoelétricas. Ainda que a produção agroflorestal e pecuária, em Angola, seja diferente da praticada em Portugal, a produção de resíduos agroflorestais e a forma de os aproveitar segue os mesmos princípios. O objetivo do presente trabalho é o de estimar, através do processamento de imagens do satélite MODIS, a disponibilidade em biomassa florestal e identificar locais com potencial para a instalação de centrais termoeléctricas a biomassa vegetal. O trabalho foi desenvolvido em ambiente de sistemas de informação geográfica e deteção remota. As imagens MODIS permitiram calcular o índice de vegetação NDVI e estimar a biomassa existente recorrendo a formulários anteriormente apresentados por outros autores. Através de técnicas de álgebra cartográfica, introduziram fatores condicionantes à instalação das centrais, como sejam a morfologia do terreno, a proximidade à rede viária e a proximidade a reservas naturais. Os resultados obtidos mostram que Angola possui um potencial em biomassa florestal que permite instalar até 17 centrais de 11 GWh-1, sendo que 12 se localizam próximo da atual rede elétrica de alta tensão ou em situação de ligação direta à rede. Destas 12, 4 estão próximas das atuais centrais elétricas hídricas, pelo que poderão funcionar em complemento de produção. Os resultados também mostram que as fazendas dedicadas à produção florestal se localizam próximo das zonas de ação das centrais e da rede ferroviária. Assim, os resíduos de exploração florestal que estas fazendas geram poderão ser comercializados como combustível para estas centrais. Também as fazendas dedicadas à produção agrária se localizam próximo das potenciais centrais, pelo que poderão usar a energia produzida e vender os seus resíduos vegetais como combustível.

Palavras-chave:
Angola; biomassa florestal; energias alternativas; SIG; imagens de satélite


Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural Av. W/3 Norte, Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center Salas 1049-1050, 70719 900 Brasília DF Brasil, - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sober@sober.org.br