Acessibilidade / Reportar erro

As aranhas-marrons (Loxosceles) estão se estabelecendo em Pernambuco: série de casos, 2018-2022

RESUMO

Objetivo

Descrever os acidentes por picada de aranhas-marrons (gênero Loxosceles), notificados no Centro de Informação de Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIATox-PE), Brasil, no período de 2018 a 2022.

Métodos

Estudo de série, sobre casos notificados no CIATox-PE.

Resultados

Foram incluídos 22 casos com mediana de idade de 35 anos e houve predomínio do sexo feminino (13); os casos ocorreram nas zonas rural e urbana (12 versus 10), durante a noite (10), e Petrolina foi o município com mais notificações (6); as picadas ocorreram, principalmente, nos membros inferiores (11) e superiores (9), quase exclusivamente dentro das residências (21); para 8 acidentados, não se prescreveu soroterapia específica por terem ultrapassado o tempo de efetividade.

Conclusão

Os casos de loxoscelismo ocorreram com maior frequência no sexo feminino, nas zonas rural e urbana indiferentemente, quase todos foram intradomiciliares e houve demora na procura por atendimento médico.

Palavras-chave
Aranhas; Envenenamento; Epidemiologia; Vigilância em Saúde Pública; Vigilância Sanitária; Relatos de Casos

Contribuições do estudo

Principais resultados

Os 22 casos descritos representam um alerta para a presença de uma espécie peçonhenta não relatada em estudos anteriores em Pernambuco. A gravidade dos casos pode estar associada com o atraso na procura de atendimento médico, sobretudo pela falta de informação da população.

Implicações para os serviços

Identificar a presença das aranhas-marrons nos domicílios da região e a potencial gravidade dos envenenamentos. Alertar os profissionais de saúde para o reconhecimento do quadro clínico, visando ao tratamento precoce adequado.

Perspectivas

Desenvolver pesquisas sobre envenenamentos por animais peçonhentos e ações educativas alertando a população na prevenção desses acidentes e atualizar os profissionais de saúde sobre o atendimento.

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com