Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas

Factores vinculados al estilo de vida de estudiantes del secundario de escuelas públicas

Resumo

OBJETIVO

Avaliar os fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas.

MÉTODO

Estudo transversal e analítico, realizado em Montes Claros, Minas Gerais. Participaram 819 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, em 2016/2017. Utilizou-se um questionário que contemplava variáveis sociodemográficas, escolares, autopercepção da qualidade de vida, sintomas depressivos, adicção em Internet e estilo de vida. Utilizou-se Razão de Chances, mediante a Regressão Logística.

RESULTADOS

Entre os participantes, 92,2% possuíam estilo de vida desejável, com escore médio de 70,75 pontos (±11,60). Na análise múltipla, permaneceram associadas ao estilo de vida as variáveis autopercepção da qualidade de vida (p=0,005), sintomas depressivos (p<0,001) e adicção em Internet (p=0,007).

CONCLUSÃO

A melhoria da qualidade de vida, apoio emocional e educação quanto ao uso adequado da Internet devem ser abordados pelo enfermeiro nas ações de promoção da saúde no ambiente escolar.

Palavras-chave:
Estilo de vida; Estudantes; Saúde do estudante; Enfermagem; Saúde pública

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br