Acessibilidade / Reportar erro

Teoria dos sintomas desagradáveis: subsídios para o manejo de sintomas em crianças e adolescentes oncológicos

Objetivo:

Apresentar o panorama atual dos clusters de sintomas neuropsicológicos em crianças e adolescentes com câncer, na perspectiva da Teoria de Médio Alcance de Sintomas Desagradáveis.

Métodos:

Estudo teórico-reflexivo baseado na literatura internacional e na análise crítica dos autores.

Resultados:

A literatura científica apresenta resultados escassos internacionalmente e ausentes no Brasil, no que diz respeito aos clustersde sintomas neuropsicológicos em crianças e adolescentes com câncer. Esta é uma teoria consistente porque enfatiza a complexidade e a interação dos sintomas, as inter-relações entre os mesmos, os fatores que os influenciam e os resultados e consequências destes, corroborando o planejamento de intervenções de enfermagem em oncologia pediátrica.

Conclusão:

Atualizar o conhecimento desse tema, bem como discutir as teorias que dão suporte à pesquisa e à prática clínica no manejo de sintomas, é parte fundamental para qualificar o cuidado de enfermagem.

Sintomas concomitantes; Neoplasias; Criança; Adolescente; Enfermagem oncológica


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br