Acessibilidade / Reportar erro

Metodologias ativas no ensino em saúde

RESUMO

Este estudo trata de uma revisão de literatura sobre as contribuições das metodologias ativas no Ensino Superior na área da saúde. A partir da literatura revisada (textos, artigos e livros), foi redigido um ensaio acadêmico, abordando ideias, reflexões, citações da literatura e impressões pessoais dos autores sobre o tema. Após análise da literatura, percebeu-se que as metodologias ativas apesar de estarem envolvidas no processo ensino-aprendizagem há vários anos, ainda demandam que professores e estudantes apropriem--se amplamente dos seus benefícios. A implementação desta mudança auxiliará no enfrentamento dos fatores que tem interferido negativamente na educação superior em saúde. É um desafio que precisa ser abraçado por professores e estudantes. As metodologias de ensino ativas podem ser incluídas em todos os modelos e métodos de ensino e visam favorecer o aprendizado e ampliar as possibilidades dos estudantes no desenvolvimento de suas competências.

Termos de indexação
Educação Superior; Aprendizagem; Ensino

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br