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Organização da demanda em serviços públicos de saúde bucal: análise de um modelo tradicional

RESUMO

Objetivo:

Discutir a experiência municipal da organização a demanda de serviços odontológicos, com base nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), as quais apontam para a estruturação de um modelo assistencial com base na universalidade e na integralidade da atenção e na equidade no acesso aos serviços.

Métodos:

A pesquisa, realizada em Araçatuba (SP), teve como base a análise documental e entrevistas com informantes-chave do serviço odontológico do SUS. O modelo de corte tradicional, conta com um sistema de assistência para escolares e uma rede básica com prioridade para gestantes.

Resultados:

No total, a rede conta com 59 cirurgiões-dentistas, 31 auxiliares em saúde bucal e 17 Equipes de Saúde Bucal, entretanto persiste o modelo de atendimento a escolar, com 10 profissionais atendendo em escolas públicas. A partir das discussões colocadas, conclui-se que, não há critérios estabelecidos para organização da demanda.

Conclusão:

A maioria dos atendimentos ocorre por livre demanda, e o sistema de referência e contra-referência é incipiente, prejudicando a resolutividade do serviço.

Termos de indexação:
Serviços de saúde bucal; Saúde pública; Saúde bucal; Sistema Único de Saúde

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