Acessibilidade / Reportar erro

Perfil clínico e epidemiológico dos atendimentos de urgências odontológicas em uma unidade básica de saúde

RESUMO

Objetivos:

Este estudo objetivou estabelecer o perfil clínico e epidemiológico dos atendimentos de urgência odontológica em uma Unidade Básica de Saúde, seus desfechos e principais intervenções realizadas.

Métodos:

Foi realizado um estudo descritivo, transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por prontuários de pacientes atendidos na demanda da urgência odontológica. Os dados foram coletados através dos prontuários eletrônicos de todos os pacientes atendidos na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, na Unidade de Saúde de São Francisco, localizada na cidade de Cariacica/ES, no período de março de 2021 a março de 2022.

Resultados:

Foram avaliados 212 prontuários, com pacientes de ambos os sexos, sendo o sexo feminino predominante (57,5%), com a idade variando entre 1 e 75 anos, tendo a odontalgia como a principal queixa (86,8%). Os diagnósticos mais frequentes foram a cárie dentária (31,1%), seguido de quadros de pulpite irreversível (20,8%) e restaurações insatisfatórias (7,5%). Em consonância, os tratamentos de urgências mais realizados no serviço foram: acesso endodôntico (34,0%), exodontias (28,8%) e restaurações (19,8%).

Conclusões:

O perfil demográfico do paciente atendido na urgência odontológica predominantemente do sexo feminino, com idade média de 34 anos, tendo a odontalgia como queixa principal e a cárie dentária como agravo dominante. As principais intervenções realizadas foram o acesso endodôntico e a exodontia.

Termos de indexação
Identificação de emergência; Saúde Bucal; Atenção Primária à Saúde

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br