Acessibilidade / Reportar erro

FOTOGRAFIA E DOMINAÇÃO: PARA UMA HISTÓRIA VISUAL DO COLONIALISMO ALEMÃO (1884-1918)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. O arquivo com a documentação utilizada pode ser acessado no seguinte sítio eletrônico: http://ub.bildarchiv-dkg.uni-frankfurt.de.

PHOTOGRAPHY AND DOMINATION: TOWARDS A VISUAL HISTORY OF GERMAN COLONIALISM (1884-1918)

Resumo

A Sociedade Colonial Alemã esteve à frente do projeto de representação fotográfica da colonização alemã no continente africano entre 1884 e 1918. O aparato fotográfico foi um importante instrumento para a colonização não só pelo registro das atividades de europeus nas colônias, mas também porque foi um suporte privilegiado para a elaboração de um imaginário sobre a colonização. A partir do arquivo digital da Sociedade Colonial Alemã, buscamos compreender neste artigo o modo pelo qual o olhar fotográfico de tal instituição focalizou a paisagem colonial, fosse ela o espaço geográfico, fosse o espaço já com a interferência dos colonizadores. Além disso, buscamos também entender como tais fotografias foram responsáveis por construir uma narrativa sobre a colonização do espaço africano pelos alemães.

Palavras-chave
Fotografia; Colonialismo; África; Alemanha; Paisagens

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br