Acessibilidade / Reportar erro

MOBILIDADES, CONEXÕES, NOVOS CONTORNOS. A CIRCULAÇÃO DE ARTEFATOS EM MARFIM NOS SÉCULOS X-XIII1 1 Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia. O artigo não foi publicado em plataforma de preprint.

MOBILITIES, CONNECTIONS, NEW CONTOURS. THE CIRCULATION OF IVORY ARTIFACTS IN THE 10TH-13TH CENTURIES

Resumo

A crise das narrativas tradicionais (centradas em noções de autoria, estilo, escolas, periodização; nas hierarquias centro/periferia, artes maiores/artes menores; e na tríade Ocidente/Bizâncio/Islã) abriu novas perspectivas para os estudos da arte medieval. Entre elas, a “virada global” (global turn) que permite pensar as conexões, interdependências, trocas e mobilidades. O objetivo deste artigo é o de analisar como artefatos em marfim contribuíram para a constituição de uma cultura visual comum no Mediterrâneo entre os séculos X-XIII.

Palavras-chave:
arte medieval global; artefatos em marfim; séculos X-XIII; circulação; portabilidade

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br