Acessibilidade / Reportar erro

Modelo de bielas e tirantes para comportamentos linear e não linear do concreto com base na Otimização Estrutural Evolucionária (ESO)

Resumo

A busca por sistemas resistentes representativos para estrutura de concreto requer profundo conhecimento sobre seu comportamento mecânico. Os modelos de bielas e tirantes são procedimentos clássicos utilizados no dimensionamento do concreto armado onde existem concentrações de tensão, as chamadas regiões descontínuas da estrutura. No entanto, esse modelo é fortemente dependente da experiência do analista em relação à compatibilidade entre esforços internos, comportamento do material, geometria e condições de contorno. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação de métodos de bielas e tirantes para análises linear e não-linear em alguns elementos estruturais típicos, utilizando o Método de Otimização Estrutural Evolucionária (ESO). Esse algoritmo de otimização topológica considera a redução progressiva da rigidez com a remoção de elementos com baixos valores de tensões. O sistema de treliça equivalente resultante da análise pode fornecer maior segurança e confiabilidade.

Palavras-chave:
concreto armado; modelo de bielas e tirantes; Abaqus; MEF; ESO

IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Av. Queiroz Filho, nº 1700 sala 407/408 Torre D, Villa Lobos Office Park, CEP 05319-000, São Paulo, SP - Brasil, Tel. (55 11) 3735-0202, Fax: (55 11) 3733-2190 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arlene@ibracon.org.br