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Parametrização de pista experimental de pavimento de concreto continuamente armado através de método não destrutivo

RESUMO

Quatro seções experimentais de pavimento de concreto continuamente armado (PCCA) foram construídas no campus da Universidade de São Paulo com a finalidade de analisar o desempenho deste tipo de pavimento em clima tropical. A curta extensão das seções aliada a aspectos específicos de projeto fizeram com que o PCCA experimental apresentasse um padrão de fissuração bastante distinto dos PCCA tradicionais. Passados três anos da construção, realizou-se uma série de testes não destrutivos - aplicações de Falling Weight Deflectometer (FWD) - para verificar e parametrizar a condição estrutural do pavimento com base em dois fatores principais: o módulo de elasticidade do concreto (E) e o módulo de reação do subleito (k). A estimativa das propriedades foi obtida através da equiparação de bacias reais com bacias simuladas pelo programa EverFE para a carga aplicada no meio da placa formada por duas fissuras. Os resultados da retroanálise mostram que a falta de ancoragem no final das placas diminui os valores de E e k e que a porcentagem de armadura proporciona um adicional de rigidez ao pavimento. Adicionalmente, aplicações de carga tangenciais às fissuras possibilitaram a determinação da eficiência de transferência de carga (LTE) entre fissuras. A LTE resultou em valores acima de 90% para todas as fissuras.

Palavras-chave:
pavimento de concreto; armadura contínua; deflexões; retroanálise; eficiência de transferência de carga

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