Acessibilidade / Reportar erro

Vivência de homens no cuidado ao familiar com câncer: uma teoria fundamentada nos dados * * Artigo extraído da tese de doutorado “Vivência do homem no cuidado ao familiar com câncer”, apresentada à Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Objetivo:

apreender o significado atribuído pelos homens à vivência do cuidado ao seu familiar com câncer e elaborar uma teoria substantiva que represente a vivência de homens no cuidado ao seu familiar com câncer.

Método:

trata-se de uma pesquisa qualitativa norteada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentado nos Dados e pelos preceitos do Interacionismo Simbólico. Utilizouse formulário com dados de identificação e entrevista. A análise seguiu as etapas de codificação substantiva e teórica.

Resultados:

participaram 12 homens cuidadores de seu familiar com câncer. A análise comparativa constante dos dados permitiu a elaboração de uma teoria substantiva “Vivenciando o cuidado de um familiar com câncer: o homem como cuidador” explicativa da vivência que tem como categoria central “O amor que conduz o cuidar”, representando as ações e atitudes simbólicas do homem ao viver no contexto do adoecimento por câncer e do cuidado.

Conclusão:

a teoria permitiu conhecer os sentimentos, percepções, modos de agir e enfrentar o diagnóstico, desempenhar o cuidado, reconhecer as dificuldades e aprender com as situações que se apresentam, deixando explícito os processos interacionais e os elementos simbólicos presentes e como estes influenciam os homens cuidadores em suas ações e atitudes.

Descritores:
Neoplasias; Cuidadores; Homens; Enfermagem; Teoria Fundamentada; Interacionismo Simbólico


DESTAQUES:

(1) Para os homens, cuidar é uma escolha.

(2) Assumir o cuidado simboliza uma forma de expressar amor e retribuição.

(3) O amor no cuidar se fortalece pela reciprocidade, compromisso, gratidão e zelo.

(4) Para cuidar, o homem se reorganiza e se ajusta às condições que vão se apresentando.

(5) Os homens cuidadores precisam ser ouvidos e incluídos nas ações das equipes de saúde.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br