Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da atenção nutricional ao excesso de peso sob a ótica da integralidade em saúde

RESUMO

Objetivo:

Descrever e avaliar a atenção nutricional aos adultos com excesso de peso, na Atenção Primária e Secundária à Saúde, em Santos, São Paulo.

Métodos:

Estudo de caráter quanti e qualitativo, realizado entre 2013 e 2015, em duas etapas: diagnóstico (1) e avaliação (2). Na etapa 1, fez-se um censo dos serviços de Atenção Primária e Secundária (n=28) e Atenção Secundária a Saúde (n=4), entrevistando gestores e/ou profissionais; realizou-se análise exploratória dos dados. Na etapa 2, entrevistaram-se, em profundidade, gestores e/ou profissionais com uma amostra dos serviços da Atenção Primária a Saúde e a totalidade dos de Atenção Secundária a Saúde; realizou-se análise temática, utilizando o referencial teórico de integralidade segundo Pinheiro & Mattos.

Resultados:

Entrevistaram-se 40 profissionais: 36 na Atenção Primária a Saúde e quatro na Atenção Secundária a Saúde. A atenção nutricional na Atenção Primária a Saúde, restringe-se ao atendimento individual, com encaminhamento a outro ponto; diagnóstico nutricional e ações de promoção da saúde só ocorrem quando o excesso de peso se associa a outra doença; verificaram-se fragilidades na referência e contrarreferência e na efetivação da intersetorialidade. Na Atenção Secundária a Saúde, a atenção nutricional direciona-se ao atendimento clínico, utilizando abordagens tradicionais de educação alimentar. Nos dois pontos de atenção identificaram-se fatores limitantes da integralidade: ações fragmentadas; ausência de ações de promoção e proteção da saúde e pouco diálogo entre a Atenção Primária a Saúde e Atenção Secundária a Saúde.

Conclusão:

O excesso de peso não é um desfecho pautado na Atenção Primária a Saúde e, na Atenção Secundária a Saúde, pauta-se por práticas prescritivas, pouco potentes para promover a autonomia dos sujeitos. Faz-se necessário reorientar as ações nesses dois pontos de atenção, para qualificar a atenção nutricional.

Palavras-chave:
Avaliação em saúde; Integralidade em Saúde; Política Nutricional; Obesidade; Nutrição em Saúde Pública

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br