Acessibilidade / Reportar erro

O efeito do consumo de kefir no perfil lipídico em indivíduos com propriedades normais e dislipidêmicas: um ensaio clínico randomizado

RESUMO

Objetivo

Esta pesquisa foi conduzida como um ensaio clínico prospectivo e autocontrolado de oito semanas para investigar o efeito do consumo de kefir no perfil lipídico de indivíduos com propriedades normais e dislipidêmicas.

Métodos

Microrganismos kefir dados a voluntários foram determinados usando métodos clássicos de contagem microbiana e de reação em cadeia da polimerase em tempo real. O estudo foi conduzido em 23 profissionais de saúde de hospitais voluntários, com idades entre 20 e 55 anos, que atendiam aos critérios da pesquisa e não apresentavam problemas de saúde. Os voluntários consumiram kefir com o estômago vazio regularmente durante quatro semanas. No último estágio, o estudo de oito semanas foi concluído com medidas de sangue e antropométricas dos indivíduos, que continuaram a ser avaliados sem consumo de kefir por mais quatro semanas.

Resultados

Considerando as mudanças nos perfis lipídicos séricos de 13 indivíduos com sintomas dislipidêmicos durante o período de quatro semanas em que consumiram kefir, os valores de colesterol total diminuíram em 9,15% em comparação com os valores iniciais; os valores de LDL-Colesterol diminuíram em 10,64%, os valores de HDL-Colesterol diminuíram em 6,9% e os valores de triglicerídeos diminuíram em 2,46%.

Ao final de um estudo de oito semanas, o resultado foi considerado estatisticamente significativo, com queda de 5,71% nos valores de colesterol total (p<0,018); de 5,31% nos valores de Colesterol-LDL (p<0,021) e de 8,58% nos valores de HDL-Colesterol (p <0,035), e insignificantes com aumento de 17,21% nos valores de triglicerídeos (p<0,926).

Como resultado do estudo, concluiu-se que o consumo regular de kefir foi eficaz em mulheres e homens na redução do colesterol total e do LDL-Colesterol dos perfis de lipídios no sangue, especialmente em indivíduos com sintomas dislipidêmicos, enquanto esse efeito não foi observado em indivíduos normais.

Conclusão

O kefir pode afetar positivamente os parâmetros sanguíneos do colesterol total e do LDL-Colesterol de indivíduos dislipidêmicos com altos valores de lipídios séricos.

Palavras-chave
Colesterol; Dislipidemias; Kefir; Probióticos; Triglicerídeos

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br