Acessibilidade / Reportar erro

Desnutrição e risco cardiovascular em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise

RESUMO

Objetivo

Verificar associação entre estado nutricional e fatores de riscos cardiovasculares tradicionais e não tradicionais em pacientes em hemodiálise.

Métodos

Estudo transversal com 132 pacientes maiores de 18 anos em hemodiálise, analiando-se o estado nutricional por meio da avaliação subjetiva global. Informações sobre fatores de riscos tradicionais e não tradicionais paradoenças cardiovasculares foram obtidos a partir de questionário estruturado e utilizou-se ainda o Escore de Framingham para avaliar risco cardiovascular. Na análise dos dados foram utilizados o teste Qui-quadrado ou teste Exato de Fischer, e Modelo de Regressão Log-binomial.

Resultados

A desnutrição estava presente em 31,1% dos indivíduos. Tabagistas (p=0,016), ex-tabagistas (p=0,034) e pessoas com diabetes Mellitus (p=0,001), apresentavam maior percentual de desnutrição. Verificou-se que a desnutriçãoera 4,53 vezes mais prevalente em indivíduos diabéticos (95%CI: 1,99-10,27) e 2,26 vezes mais prevalente entre os ex-tabagistas (95%CI: 1,04-4,95). Indivíduos com desnutrição tinham 4,03 vezes mais prevalência do risco cardiovascular moderado a grave.

Conclusão

Observou-se uma elevada prevalência da desnutrição e de outros fatores de riscos para doenças cardiovasculares. Dentre esses fatores, convém citar a diabetes Mellitus, o tabagismo e o ex-tabagismo que apresentaramassociação com a desnutrição. Além disso, verificou-se que os indivíduos desnutridos tinham probabilidade maior de desenvolver doença cardiovascular em 10 anos.

Palavras-chave
Doenças cardiovasculares; Insuficiência renal crônica; Hemodiálise; Desnutrição

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br