Acessibilidade / Reportar erro

Consumo alimentar de crianças matriculadas em cinco escolas municipais de educação infantil por características sociodemográficas

RESUMO

Objetivo

Descrever o consumo alimentar de crianças de cinco escolas municipais de Pelotas, Rio Grande do Sul, e suas principais características.

Métodos

Estudo transversal, incluindo crianças de cinco escolas da rede municipal de educação infantil de Pelotas, Rio Grande do Sul. As mães foram entrevistadas na escola, sendo que as perguntas sobre consumo alimentar habitual foram elaboradas a partir das orientações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Os dados foram digitados no EpiData 3.1 e analisados no Stata 14.0. A frequência de consumo foi apresentada de acordo com cada categoria de exposição, e foram elaborados testes estatísticos baseados no qui-quadrado, sendo 5% o nível de significância e análise ajustada por meio de regressão de Poisson.

Resultados

Foram incluídas 548 crianças, dentre as quais o sexo feminino representou 51,1% e a média de idade foi de 48,3 meses. Crianças com até dois anos de idade são as que mais consomem frutas e legumes, e as com três e quatro anos são as que mais consomem doces. Os alimentos não saudáveis apresentaram elevada frequência de consumo, sendo o doce o mais consumido (58,8%), seguido do salgadinho de pacote (53,3%). Na análise ajustada, fazer refeições em frente às telas se manteve associado ao menor consumo de legumes.

Conclusão

Fazer as refeições em frente às telas diminui o consumo de legumes pelas crianças. Ao mesmo tempo, a idade da criança e a escolaridade materna parecem ter alguma influência no consumo de alimentos não saudáveis, indicando a necessidade de intervenções de educação nutricional.

Palavras-chave
Consumo de alimentos; Criança; Nutrição infantil

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br