Acessibilidade / Reportar erro

O efeito preventivo da taxifolina em danos cardíacos induzidos por acrilamida em ratos

RESUMO

Objetivo

A acrilamida é um composto tóxico amplamente utilizado em setores industriais. Ela causa a formação de reativas de oxigênio e subsequente reação de peroxidação lipídica, que desempenham um papel importante na patogênese do dano oxidativo. A taxifolina é um flavonóide com propriedades antioxidantes que inibe a formação de reativas de oxigênio. Neste estudo, o objetivo foi investigar o efeito preventivo da taxifolina no dano cardíaco oxidativo induzido por acrilamida.

Métodos

Os ratos foram divididos em três grupos: Acrilamida, Acrilamida+Taxifolina e grupo Saudável. Ingestão de água e comida e alterações de peso corporal dos animais foram registradas diariamente. Malondialdeído, glutationa total, fator nuclear kappa-B, estado oxidante total e estado antioxidante total foram analisados no tecido cardíaco dos ratos. Os níveis de troponina-I, – parâmetro conhecido como biomarcador cardíaco, foram analisados a partir de amostra de sangue. Um exame histopatológico cardíaco também foi realizado.

Resultados

Nos animais do grupo Acrilamida, os níveis de malondialdeído, fator nuclear kappa-B, estado oxidante total e troponina-I foram significativamente maiores em comparação com os do grupo Acrilamida+Taxifolina e Saudável. Os níveis de glutationa total e estado antioxidante total foram significativamente mais baixos em comparação com grupos Acrilamida+Taxifolina e Saudável. Além disso, no grupo Acrilamida, o ganho de peso corporal e a ingestão de alimentos e água diminuíram significativamente em comparação com os animais dos grupos Acrilamida+Taxifolina e Saudável. No entanto, no grupo Acrilamida+Taxifolina, a suplementação com taxifolina aproximou esses valores aos do grupo Saudável. Além disso, o tratamento com taxifolina melhorou os sinais de dano miocárdico estrutural induzidos pela acrilamida.

Conclusão

A exposição à acrilamida induziu significativamente o dano oxidativo do tecido cardíaco dos ratos. A taxifolina foi capaz de melhorar as consequências tóxicas da acrilamida bioquímica e histopatologicamente, possivelmente devido às suas propriedades antioxidantes.

Palavras-chave
Acrilamida; Dano oxidativo ao coração; Rato; Taxofilina

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br