Acessibilidade / Reportar erro

Viés de peso entre os nutricionistas: o status do peso dos pacientes altera as abordagens dietéticas?

RESUMO

Objetivo

Visto que a obesidade é uma doença multifatorial, alguns profissionais de saúde podem defender que o controle de peso é uma questão de força de vontade pessoal e estigmatizam os indivíduos. Essas atitudes baseadas no peso parecem bastante comuns mesmo entre os nutricionistas. Este estudo teve como objetivo determinar se o nível de viés de peso afeta as abordagens dietéticas dos nutricionistas.

Métodos

Dois casos hipotéticos com vinhetas de obesidade e peso normal foram criados para serem avaliados e o viés de peso explícito foi avaliado pela escala de fobia de gordura Fat Phobia Scale entre 99 nutricionistas por meio de um questionário online.

Resultados

A maioria dos nutricionistas demonstrou níveis leves ou moderados de viés de peso (59,6% e 32,3%, respectivamente). A vinheta de obesidade teve a maior concordância pela maioria e foi percebida como tendo a pior qualidade da dieta, o pior estado geral de saúde, e níveis de atividade física insuficientes.

Conclusão

Em suma, sendo esta uma questão que preocupa a maior parte dos nutricionistas e um problema que continua a afetar tantas pessoas, é urgente a criação de medidas que permitam diminuir o preconceito e proteger os pacientes de atitudes estigmatizantes.

Palavras-chave
Nutricionistas; Obesidade; Estereotipagem; Preconceito de Peso

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br