Acessibilidade / Reportar erro

Amêndoa de baru reduz a adiposidade abdominal de adultos com diabetes Mellitus tipo 2: um estudo randomizado, placebo-controlado, crossover

RESUMO:

Objetivo:

Avaliar o efeito da suplementação com amêndoa de baru sobre a composição corporal e perfil metabólico de adultos com diabetes Mellitus tipo 2.

Métodos:

Este é um estudo randomizado, placebo-controlado, crossover com 30 adultos com diabetes Mellitus tipo 2. O ensaio clínico foi dividido em dois períodos de 12 semanas cada, com um washout de 12 semanas entre os tratamentos. Os sujeitos foram randomizados e receberam dois tratamentos em períodos alternativos: suplementação com 30 g de amêndoa de baru ou placebo. Foram coletados dados referentes à antropometria, composição corporal, pressão arterial, amostras de sangue, ingestão de alimentos e práticas de atividade física.

Resultados:

A ingestão de amêndoa de baru reduziu a circunferência da cintura (p=0,032), em comparação com o grupo placebo. Na análise intragrupo, a ingestão de amêndoa de baru também reduziu o colesterol total (p=0,012) e LDL-c (p=0,017).

Conclusão:

A ingestão diária de amêndoa de baru melhorou a adiposidade abdominal, portanto, deve ser incluída na dieta para a melhora do estado de saúde de adultos com diabetes Mellitus tipo 2.

Palavras-chave:
Composição corporal; Diabetes Mellitus Tipo 2; Intervenção dietética; Nozes; Manejo da obesidade

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br