Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de sobrepeso/obesidade e fatores associados em professores da educação básica de um município do norte de Minas Gerais, Brasil

RESUMO

Objetivo

Estimar a prevalência e os fatores associados ao sobrepeso/obesidade entre professores da Educação Básica.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal com amostragem probabilística por conglomerado. Utilizou-se questionário com variáveis sociodemográficas, ocupacionais, psicossociais, estilo de vida e perfil de saúde.

Resultados

Participaram do estudo 707 professores. Verificaram-se associações com sobrepeso/obesidade nas variáveis: sexo masculino, idade >40 anos, três ou mais filhos, carga horária de trabalho, vínculo empregatício contratado/designado, consumo de gordura através da ingestão de carnes, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, presença de episódios depressivos, problemas endócrinos, hipertensão arterial e autopercepção negativa da saúde com razão de prevalência variando entre 1,16 a 1,52 entre as variáveis associadas.

Conclusão

O sobrepeso/obesidade acometeu, aproximadamente, metade dos pesquisados. Há uma relação entre os fatores sociodemográficos, ocupacionais, do estilo de vida, psicossociais e de saúde e a presença de sobrepeso/obesidade em professores. Medidas devem ser implementadas sobre os fatores modificáveis, com vistas a promoção da sua qualidade de vida.

Palavras-chave:
Docentes; Obesidade; Saúde do trabalhador

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br