Acessibilidade / Reportar erro

Medidas de peso, altura e índice de massa corporal referidos e aferidos para diagnóstico de estado nutricional em pessoas vivendo com HIV/AIDS

RESUMO

Objetivo

Validar dados autorreferidos de peso e altura de pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Métodos

Estudo seccional envolvendo 481 pessoas vivendo com HIV/AIDS atendidas em serviço de referência de João Pessoa, Paraíba, entre setembro a dezembro de 2015, dos quais 99 (20,5%) tiveram seu peso e altura aferidos. Calculou-se o coeficiente de correlação intraclasse para medir a relação entre as medidas referidas e aferidas de peso, altura e índice de massa corporal e utilizou-se regressão linear para construção de equações de predição do peso e altura. Foi significativo o valor de p menor que 5,0% para os testes estatísticos aplicados.

Resultados

Na amostra com medidas aferidas 57,6% homens, com idade média de 44 anos e renda per capita média equivalente a US$145,50. Observou-se alta correlação (r>0,90) entre as medidas referidas e aferidas de peso, altura e índice de massa corporal. A acurácia foi de 92,6% e a estatística Kappa foi superior a 0,85. As mulheres tendem a subestimar o peso e a superestimar a altura. Os homens superestimaram o peso e subestimaram a altura. Os coeficiente de correlação intraclasse foram superiores a 0,95.

Conclusão

A utilização de medidas autorreferidas de peso, altura e índice de massa corporal para avaliação nutricional em pessoas vivendo com HIV/AIDS é válida, e deve ter a sua utilização considerada quando a economia de tempo e recursos forem fatores limitantes, em populações semelhantes.

Palavras-chave:
Índice de massa corporal; Pesos e medidas corporais; HIV

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br