Acessibilidade / Reportar erro

Práticas alimentares e o estado nutricional entre estudantes universitários usuários do Restaurante-Escola

RESUMO

Objetivo

O objetivo do estudo foi avaliar as práticas alimentares e o estado nutricional de estudantes usuários do restaurante-escola em uma universidade pública.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal realizado com 958 estudantes universitários. Foram coletados dados relacionados às práticas alimentares regulares (≥5 vezes/semana), à rotina alimentar e ao estado nutricional. A associação entre a frequência de ida ao restaurante-escola, práticas alimentares e índice de massa corporal foi analisada por modelo de regressão logística bivariada e regressão múltipla.

Resultados

Os estudantes que frequentaram o restaurante-escola 3 ou mais vezes por semana apresentaram maiores chances de consumir regularmente feijão (OR: 1,35, p=0,041) e salada crua (OR: 1,77, p<0,001) e menos chances de realizar o lanche da tarde (OR: 0,68; p=0,008). Além disso, foi observada associação entre o consumo de refrigerante e o excesso de peso.

Conclusão

Dessa forma, evidencia-se a importância de estratégias que busquem promover incentivos a práticas alimentares e de vida saudáveis na população universitária.

Palavras-chave
Comportamento alimentar; Estado nutricional; Política pública; Estudantes

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br