Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao consumo de frutas e de vegetais por escolares: uma análise comparativa entre 2007 e 2012

RESUMO

Objetivo

Realizar análise comparativa do consumo adequado de frutas e de vegetais e seus fatores associados em escolares.

Métodos

Em estudos transversais de 2007 (n=2.836) e de 2012 (n=2.506), foram investigadas amostras probabilísticas representativas de escolares de ambos os sexos, com idade entre 7 e 14 anos, pertencentes a escolas públicas e privadas de Florianópolis, SC. As variáveis de exposição foram: sexo, idade, renda familiar per capita, escolaridade da mãe e sistema escolar. A variável de desfecho (consumo de frutas e de vegetais) foi coletada por meio da terceira versão validada do questionário alimentar do dia anterior. A partir do teste de chi-quadrado, as variáveis de exposição com valor de p<0,20 foram elegíveis para análise por meio de modelos bruto e ajustado de regressão logística múltipla. Enquanto isso, as que apresentaram valor de p<0,05 foram consideradas associadasao consumo de frutas e de vegetais.

Resultados

Não houve diferenças significativas no consumo adequado entre 2007 e 2012. Enquanto em 2007 a renda familiar per capita era a única variável de exposição associada, em 2012 apenas a escolaridade da mãe, com ensino superior completo, foi fator protetor para o consumo adequado de frutas e de vegetais.

Conclusão

Apesar das estratégias governamentais para estimular o consumo de frutas e de vegetais no Brasil, seus resultados ainda não são perceptíveis, exigindo mais tempo para uma avaliação de eficácia.

Palavras-chave
Criança; Estudos transversais; Consumo de alimentos; Frutas; Verduras

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br