Acessibilidade / Reportar erro

Validação de um questionário de frequência alimentar para avaliação do consumo de grupos de alimentos e nutrientes em adultos

RESUMO

Objetivo:

Validar um questionário de frequência alimentar para avaliar o consumo alimentar de adultos em uma coorte brasileira.

Métodos:

Estudo transversal realizado com 100 adultos. A ingestão alimentar foi avaliada pelo questionário de frequência alimentar e por dois recordatórios de 24 horas. A validação foi realizada para nutrientes (n=19) e grupos de alimentos (n=21).

Resultados:

Coeficientes de correlação de Pearson deatenuados moderados (>0,4) foram observados para o consumo de laticínios, pães e biscoitos, arroz, macarrão e tubérculos, vegetais folhosos, outros vegetais, gorduras, bebidas adoçadas, sanduíches e salgadinhos, e nozes, e para os seguintes nutrientes (deatenuados e ajustados para ingestão de energia): fibra, cálcio e vitaminas A, B2 e C. Com base em quase todos os grupos de alimentos e nutrientes avaliados, ≥70% dos indivíduos foram classificados no mesmo quartil ou quartil adjacente para ambos os métodos, exceto para carnes vermelhas e suínas, salgadinhos, nozes, fósforo, potássio e vitamina B3. Os grupos de alimentos e nutrientes com concordância kappa justa (>0,2) foram: laticínios, outras verduras, bebidas açucaradas, cereais matinais, energia, carboidratos, ferro e vitamina A.

Conclusão:

O questionário de frequência alimentar mostrou-se útil para estimar a ingestão de alguns nutrientes e grupos de alimentos dos sujeitos avaliados. Apenas o consumo de carnes vermelhas e suínas, salgadinhos, nozes, vitamina B3, fósforo e potássio foi estimado com menor precisão.

Palavras-chave:
Adulto; Ingestão de alimentos; Estudo de validação

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br