Acessibilidade / Reportar erro

Preconceito relacionado ao peso em imagens para a comunicação em saúde nas redes sociais

RESUMO

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi avaliar se a representação do corpo gordo nas imagens para a comunicação em saúde em perfis de sociedades nacionais diretivas orientadas ao manejo da obesidade na rede social Instagram apresentam elementos que potencializam o preconceito relacionado ao peso, tendo como referência o corpo magro.

Métodos

Foi analisado o último quintil de postagens, totalizando 2.155 publicações. Setenta e duas imagens foram incluídas e 99 corpos foram decodificados. Os corpos foram classificados em quatro categorias (apresentação do corpo, vestimenta, alimentação e comportamento de movimento) de acordo com características positivas e negativas, sendo que as negativas possuem potencial para reforçar o preconceito. O teste qui-quadrado foi aplicado para testar a diferença na proporção de elementos de preconceito relacionados ao peso entre o corpo gordo e o corpo magro.

Resultados

O corpo gordo foi mais representado (p≤0,05 para tudo) sem cabeça (32,3% vs 9,2%), com abdomen nu (17,6% vs 0%), com foco no abdomen (11% vs 0%), com roupa apertada (32,3% vs 0%), expressão triste (23,5% vs 6,1%), envolvido com alimento de baixo valor nutricional (14,7% vs 0%) e relacionado a um comportamento sedentário (11% vs 0%) em comparação ao corpo magro.

Conclusão

Sociedades nacionais diretivas ao manejo da obesidade apresentaram o corpo gordo com mais elementos negativos que reforçam o preconceito relacionado ao peso, sendo importante problema de saúde pública.

Palavras-chave
Educação em saúde; Rede social; Estigma social

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br