Acessibilidade / Reportar erro

Suplementação de ácido linoléico conjugado não maximiza o desempenho motor e a perda de gordura de tronco e abdominal induzida pelo treinamento aeróbio em mulheres com excesso de peso

RESUMO

Objetivo:

Analisar o efeito de oito semanas de suplementação de ácido linoleico conjugado sobre o desempenho físico, a gordura de tronco e abdominal em mulheres com excesso de peso submetidas a um programa de treinamento aeróbio.

Métodos:

Vinte e oito mulheres com excesso de peso (índice de massa corporal ³ 25 kg/m2) foram separadas aleatoriamente por meio de um delineamento duplo cego para receber suplementação de ácido linoleico ou placebo associado a um programa de exercícios aeróbios (frequência = três sessões semanais, duração=30 min/sessão, intensidade=80% da frequência cardíaca máxima). A suplementação de ácido linoleico (3,2 g) ou de placebo (4,0 g) foi consumida diariamente (quatro cápsulas), durante oito semanas. As variáveis velocidade máxima atingida e tempo de permanência até a exaustão foram determinadas em teste incremental em esteira. A gordura de tronco foi estimada por absortometria radiológica de dupla energia. A circunferência de cintura foi utilizada como indicador de gordura abdominal.

Resultados:

Efeito principal do tempo (p<0,05) revelou aumento da velocidade máxima atingida (suplementação de ácido linoleico=+6,3% versus placebo=+7,5%) e tempo de duração até a exaustão (suplementação de ácido linoleico=+7,1% versus placebo=+8,6%) em teste incremental em esteira, sem diferenças entre os grupos (p>0,05). De forma similar, uma redução significante (p<0,05) na gordura relativa de tronco (suplementação de ácido linoleico=-1,7% versus placebo=-1,5%) e na gordura abdominal (suplementação de ácido linoleico=-4,7% versus placebo=-4,0%) foi encontrada após oito semanas de intervenção, sem diferenças entre os grupos (p>0,05).

Conclusão:

Os resultados do presente estudo sugerem que a suplementação de ácido linoleico não maximiza o desempenho motor e a redução da gordura de tronco e abdominal induzida pelo treinamento aeróbio em mulheres com excesso de peso.

Palavras-chave:
Gordura Corporal; Suplementos dietéticos; Desempenho Físico; Corrida

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br