Acessibilidade / Reportar erro

Estado nutricional das crianças menores de cinco anos em Rondônia, região Norte e Brasil: 2008 a 2019

RESUMO

Objetivo

Descrever o perfil nutricional de crianças menores de cinco anos no estado de Rondônia comparando com dados da Região Norte e do Brasil.

Métodos

Estudo ecológico do tipo série temporal. Os dados foram coletados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e utilizou-se o Índice de Massa Corporal por idade, sexo e local de moradia. Foi realizada análise de tendência temporal por meio de regressão linear aplicando a técnica de Prais-Winsten e verificação de autocorrelação serial por meio do teste de Durbin e Watson no Stata®16.0.

Resultados

Houve tendência anual crescente para a magreza, risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade independente do sexo, idade e local, e para a magreza extrema com exceção das meninas e para a idade de dois a cinco anos, que tiveram tendência estacionária. Entre os meninos e crianças menores de dois anos, as tendências de crescimento foram mais elevadas para o estado nutricional não eutrófico quando comparado aos outros grupos. As taxas de crescimento de agravos nutricionais encontradas na região Norte foram superiores ao estado de Rondônia e ao Brasil.

Conclusão

É necessário rever as políticas de saúde visando a promoção e prevenção de agravos nutricionais considerando a atualidade e onde coabitam extremos como a magreza e obesidade, com atenção especial às crianças com menos de dois anos e do sexo masculino.

Palavras-chave
Criança; Estado nutricional; Vigilância nutricional; Estudos de séries temporais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br