Acessibilidade / Reportar erro

Comparação de quatro ferramentas diferentes de triagem de risco nutricional em crianças hospitalizadas

RESUMO

Objetivo:

A detecção precoce do risco de desnutrição em crianças hospitalizadas pode melhorar a saúde e a qualidade de vida, porém o número de estudos em que a ferramenta de triagem pediátrica é apropriada para crianças turcas é limitado. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do risco de desnutrição em pacientes pediátricos avaliados com Ferramenta de Triagem para Risco no Estado Nutricional e Crescimento, Ferramenta de Triagem para Avaliação de Desnutrição em Pediatria, Escore de Malnutrição Pediátrica de Yorkhill e Ferramenta de Triagem de Nutrição Pediátrica Simples com pontos de corte originais e ajustados para avaliar qual ferramenta de triagem pediátrica é apropriada para crianças turcas.

Métodos:

Neste estudo transversal, quatro ferramentas de triagem de risco nutricional publicadas (Ferramenta de Triagem para Risco no Estado Nutricional e Crescimento, Ferramenta de Triagem para Avaliação de Desnutrição em Pediatria, Escore de Malnutrição Pediátrica de Yorkhill, Ferramenta de Triagem de Nutrição Pediátrica) foram aplicadas a pacientes pediátricos (n=604) com idades entre 1 mês e 17 anos, internados em uma enfermaria pediátrica por pelo menos 24 horas.

Resultados:

A Ferramenta de Triagem de Nutrição Pediátrica com pontos de corte ajustados obteve a maior taxa de reconhecimento de desnutrição aguda (94,2%), enquanto a Ferramenta de Triagem para Avaliação de Desnutrição em Pediatria teve a maior taxa na identificação da desnutrição crônica (67,4%). Essas associações positivas foram mais notáveis para desnutrição aguda (OR: 6,57 para Ferramenta de Triagem para Risco no Estado Nutricional e Crescimento, 5,84 para Ferramenta de Triagem para Avaliação de Desnutrição em Pediatria e 20,35 para Escore de Malnutrição Pediátrica de Yorkhill) do que para desnutrição crônica (OR: 1,27 para Ferramenta de Triagem para Risco no Estado Nutricional e Crescimento, 3,28 para Ferramenta de Triagem para Avaliação de Desnutrição em Pediatria e 1,72 para Escore de Malnutrição Pediátrica de Yorkhill). A classificação da categoria de risco pela Ferramenta de Triagem de Nutrição Pediátrica foi relacionada a maiores chances de desnutrição (OR: 2,64 para pontos de corte originais e 5,24 para pontos de corte ajustados). Essa associação positiva também foi observada para desnutrição aguda (OR: 4,07 para pontos de corte originais e 28,01 para pontos de corte ajustados) e crônica (OR: 1,14 para pontos de corte originais e 1,67 para pontos de corte ajustados).

Conclusão:

A Ferramenta de Triagem de Nutrição Pediátrica com pontos de corte ajustados e Escore de Malnutrição Pediátrica de Yorkhill têm maior precisão diagnóstica do que outras ferramentas de triagem na avaliação do estado nutricional de crianças turcas hospitalizadas e na detecção da desnutrição aguda em particular.

Palavras-chave:
Criança hospitalizada; Desnutrição; Avaliação nutricional

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br