Acessibilidade / Reportar erro

Disponibilidade de alimentos ultraprocessados nos domicílios de famílias que preparam refeições em casa

RESUMO

Objetivo

O presente estudo caracterizou o grau de processamento dos alimentos disponíveis e a rotina de compra de alimentos de famílias com crianças e/ou adolescentes e que costumam preparar refeições em casa.

Métodos

Métodos mistos (entrevista, questionário e inventário de alimentos). As transcrições das entrevistas foram submetidas à análise temática e os alimentos identificados no inventário foram classificados segundo o grau de processamento e analisados quanto à disponibilidade e acessibilidade no ambiente alimentar domiciliar.

Resultados

Os resultados revelaram que a disponibilidade de alimentos ultraprocessados foi alta; que o supermercado foi o principal local de aquisição de alimentos e que a compra de alimentos faz parte de uma rotina previamente organizada em que o tempo e o controle de gastos são os aspectos mais valorizados.

Conclusão

Ações focadas no planejamento e execução da compra de alimentos in natura e minimamente processados são necessárias para promover maior disponibilidade domiciliar e, consequentemente, o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, aproximando as refeições realizadas em casa do que é preconizado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira.

Palavras-chave
Comportamento do consumidor; Ingestão de alimentos; Preferências alimentares; Alimentos industrializados; Entrevista; Pesquisa qualitativa

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br