Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da ingestão de xarope de milho com alto teor de frutose na regulação da ingestão energética e na expressão gênica de leptina em ratos

OBJETIVO:

Avaliar em ratos Wistar o efeito do consumo crônico de xarope de milho com alta concentração de frutose sobre os lipídeos séricos, peso corporal, regulação da ingestão energética e expressão de genes associados.

MÉTODOS:

Durante 11 semanas, ratos machos foram alimentados com uma dieta padrão com água (controle) ou 15% de xarope de milho com alta concentração de frutose, ou com uma dieta hiperlipídica. A ingestão alimentar e o peso corporal dos ratos foram medidos semanalmente. Os animais foram sacrificados com 119 dias de vida, e as expressões gênicas de leptina e da sintetase de ácidos graxos foram quantificadas no cérebro e no tecido adiposo usando a reação em cadeia da polimerase em tempo real.

RESULTADOS:

O consumo de 15% de xarope de milho com alto teor de frutose não afetou o peso dos animais, somente os ratos da dieta hiperlipídica aumentaram de peso significativamente. Nas dietas hiperlipídica e com alto teor de frutose, foram evidentes expressões mais baixas de leptina e mais altas de sintetase de ácidos graxos no cérebro, assim como concentrações mais altas de triacilglicerídeos séricos.

CONCLUSÃO:

Ingestão de xarope de milho com alta concentração de frutose a 15% ou de dieta hiperlipídica diminuíram a expressão gênica de leptina no cérebro de ratos Wistar, com diferentes efeitos sobre o aumento de peso.

Peso corporal; Dieta hiperlipídica; Gene de sintetase de ácidos graxos; Frutose; Leptina


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br