Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao Aleitamento Materno Exclusivo na Amazônia Legal e no Nordeste, Brasil, 2010

OBJETIVO:

O objetivo foi identificar fatores associados ao aleitamento materno exclusivo em crianças menores de seis meses de idade, residentes na Amazônia Legal e no Nordeste do Brasil, com base nos dados da pesquisa de avaliação da atenção ao pré-natal e aos menores de um ano de idade em 2010.

MÉTODOS:

Consideraram-se fatores associadas ao aleitamento exclusivo as variáveis sociodemográficos e de assistência ao pré-natal, parto e puerpério que mantiveram p<0,05 em análise multivariada.

RESULTADOS:

Em ambas as regiões, a prevalência de aleitamento materno exclusivo apresentou declínio com aumento da idade da criança, que se configurou na principal variável associada ao desmame precoce. Na Amazônia Legal, a probabilidade de aleitamento materno exclusivo foi maior para: mães com 35 ou mais anos de idade, mães que residiam nas capitais dos estados e mães que amamentaram na primeira hora de vida da criança. No Nordeste, a probabilidade de aleitamento materno exclusivo também foi maior para mães com 35 ou mais anos de idade.

CONCLUSÃO:

Os fatores associados ao aleitamento materno exclusivo foram idade da criança e idade da mãe nas duas regiões, localização de moradia e mamada na primeira hora na Amazônia Legal, o que sugere a necessidade de estratégias diferenciadas para a promoção do aleitamento materno.

Aleitamento materno; Fatores epidemiológicos; Epidemiologia; Lactente


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br