Acessibilidade / Reportar erro

Influência do Método Canguru sobre o aleitamento materno, a introdução da alimentação complementar e a qualidade da dieta, no primeiro ano de vida

RESUMO

Objetivo

Verificar a influência do Método Canguru sobre as taxas de aleitamento materno em recém-nascidos pré-termo, tanto na alta hospitalar, como ao longo do primeiro ano de vida, assim como sua relação com o momento de introdução da alimentação complementar e a qualidade da dieta.

Métodos

Estudo longitudinal do tipo observacional, prospectivo e analítico em um hospital público no Sul do Brasil. Participaram do estudo 46 recém-nascidos pré-termo, que foram internados em Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru ou Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional.

Resultados

A frequência de aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar foi mais elevada nos recém-nascidos pré-termo da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (p<0,001), sendo certo que, aos quatro meses de idade corrigida, 35% deles continuavam em aleitamento materno exclusivo (p=0,029), em comparação com os bebês da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional. Já aos seis e 12 meses, não foram encontradas diferenças nas taxas de aleitamento materno entre os grupos participantes. Aos quatro meses de idade corrigida, aproximadamente 45% dos lactentes de ambos os grupos já haviam iniciado a alimentação complementar. Aos 12 meses de idade corrigida, o consumo de alimentos ultraprocessados foi de 38,9% nos lactentes da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru e de 70% nos da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (p=0,054), não sendo encontradas diferenças significativas.

Conclusão

O Método Canguru favoreceu o aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar e aos quatro meses de idade corrigida. Já para a introdução precoce da alimentação complementar, o Método Canguru não se mostrou protetor, sendo encontrado um elevado percentual de consumo de alimentos processados pelos lactentes.

Palavras-chave
Comportamento alimentar; Método canguru; Terapia intensiva neonatal; Recém-nascido; Recémnascido prematuro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br