Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes, crenças e práticas maternas em relação à alimentação e ao estado nutricional de crianças em idade escolar

RESUMO

Objetivo

Analisar a relação entre as atitudes, crenças e práticas maternas e o consumo alimentar e o estado nutricional da criança.

Métodos

Estudo transversal com 563 pares mães-crianças. Mães responderam questionário online que coletava as seguintes informações: dados sociodemográficos, estado nutricional materno, consumo alimentar da criança (avaliado a partir do Questionário de Frequência Alimentar e do Índice de Alimentação do Escolar), e atitudes, crenças e práticas maternas sobre a alimentação de crianças em idade escolar (avaliadas a partir do Questionário de Alimentação da Criança). As crianças tiveram suas medidas antropométricas aferidas para interpretação do estado nutricional.

Resultados

Mães que percebiam os corpos de suas crianças maiores (ORaj=6,60) e que se preocupavam mais com o peso da sua criança (ORaj=3,47) apresentavam maior chance de terem filhos com excesso de peso. Mães com maior percepção de responsabilidade (ORaj=0,57) e que pressionavam mais a criança para comer (ORaj=0,38) apresentavam menor chance de terem crianças com excesso de peso. A maioria das crianças possuía uma alimentação de alta qualidade (77,4%). Mães que monitoravam mais a alimentação de sua criança tiveram a chance 2,79 vezes maior de ter criança com alimentação de alta qualidade.

Conclusão

As intervenções nutricionais devem focar em estimular o senso de responsabilidade dos pais pela nutrição da criança, bem como em promover o monitoramento frequente do consumo alimentar da criança.

Palavras-chave
Criança; Consumo de alimentos; Relações mãe-filho; Estado nutricional.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br