Acessibilidade / Reportar erro

Medo da COVID-19, insegurança alimentar e ansiedade em mulheres residentes em João Pessoa, Paraíba: um estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

O estudo teve como objetivo descrever o medo causado pela pandemia da COVID-19 e analisar a associação da insegurança alimentar e do medo da COVID-19 como preditores da ansiedade em mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal realizado em 2021 com 73 mulheres de um total de 118 que foram acompanhadas em um estudo de coorte no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. As mulheres foram selecionadas em unidades de saúde antes da pandemia, e o contato telefônico possibilitou a coleta de dados de forma remota. Informações socioeconômicas e demográficas, sobre insegurança alimentar, medo da COVID-19 e ansiedade foram avaliadas. Utilizou-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e a Escala de Medo de COVID-19. A associação entre variáveis foi realizada com teste qui-quadrado, e a regressão logística verificou o efeito independente das variáveis com relação à ansiedade. Considerou-se significância de 5%.

Resultados:

A mediana da idade das mulheres foi de 33 anos, e a renda familiar per capita foi de R$ 665,33. As mulheres, em sua maioria, conviviam com companheiro e se autodeclararam pretas ou pardas. Menor renda e maior severidade da insegurança alimentar estiveram associadas a maior medo da COVID-19, e esse sentimento aumentou as chances de as mulheres estarem em estado de alta ansiedade (OR=3,167).

Conclusão:

As mulheres mais vulneráveis, com menor renda e maior insegurança alimentar tiveram mais medo da COVID-19, e isso colaborou para o aumento da ansiedade dessas mulheres. Mesmo com o fim da pandemia, os efeitos dessa fase podem manter um estado de sofrimento mental que precisa ser considerado e cuidado apropriadamente.

Palavras-chave:
Transtornos de Ansiedade; COVID-19; Medo; Segurança alimentar.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br