Acessibilidade / Reportar erro

Aumento no consumo de bebidas açucaradas é associado à pior qualidade da dieta: um estudo transversal de base populacional

RESUMO

Objetivo

Avaliar a associação entre a qualidade da dieta e o consumo de bebidas açucaradas em adolescentes, adultos e idosos residentes da cidade de São Paulo, Brasil.

Métodos

Foram utilizados dados provenientes do Inquérito de Saúde de São Paulo de 2008, estudo transversal de base populacional, com amostra composta por 1494 consumidores de bebidas açucaradas. O consumo alimentar foi avaliado por meio de dois Recordatórios Alimentares de 24 Horas e o consumo habitual de bebidas açucaradas foi estimado por meio do Multiple Source Method. A qualidade da dieta foi determinada usando o Índice de Qualidade da Dieta Revisado. A associação entre o índice revisado e a ingestão de bebidas açucaradas foi avaliada por meio de modelos de regressão linear para cada grupo etário, considerando o desenho amostral.

Resultados

Independente da faixa etária, o aumento do consumo de bebidas açucaradas foi associado à diminuição da pontuação total do Índice de Qualidade da Dieta-Revisado e dos componentes “frutas integrais”, “frutas totais”, “carne, ovos e leguminosas” e “gordura sólida, álcool e açúcar de adição”.

Conclusão

A maior ingestão de bebidas açucaradas está associada à pior qualidade da dieta. O planejamento de políticas públicas visando à diminuição do consumo de bebidas açucaradas é essencial para aumentar a qualidade da dieta e reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis.

Palavras-chave
Bebidas; Dieta; Estilo de vida; Inquéritos nutricionais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br