Acessibilidade / Reportar erro

Excesso de adiposidade abdominal e de gordura corporal se associa à menor concentração sérica de vitamina D: um estudo de base populacional

RESUMO

Objetivo

Estimar a prevalência de deficiência de 25 hidroxivitamina D e analisar fatores associados à menor concentração sérica da vitamina em adultos brasileiros.

Métodos

Estudo transversal, de base populacional, realizado com 626 indivíduos adultos, de ambos os sexos, residentes na área urbana do município de Viçosa, Minas Gerais. A variável dependente utilizada foi a concentração sérica de 25 hidroxivitamina D e as independentes foram variáveis sociodemográficas, antropométricas e de composição corporal. As associações entre as variáveis foram verificadas utilizando-se modelos de regressão linear simples e múltipla, considerando alfa menor que 0,05 para a entrada no modelo final.

Resultados

A prevalência de deficiência de 25 hidroxivitamina D foi de 14,4% e a insuficiência de 42,0%. O excesso de gordura abdominal foi maior em indivíduos com suficiência de 25 hidroxivitamina D. A concentração sérica de 25 hidroxivitamina D foi de 30,34±9,85 ng/ml. A adiposidade corporal foi maior em homens com insuficiência. Foram verificadas associações negativas entre a concentração sérica de 25 hidroxivitamina D e a idade, a escolaridade, a adiposidade corporal (p=0,028) e a adiposidade abdominal (p=0,023).

Conclusão

Nossos resultados mostraram que o excesso de adiposidade corporal e abdominal são fortes preditores de alterações na concentração sérica de vitamina D, por isso, é importante que condutas públicas de prevenção e tratamento sejam estabelecidas nesta população.

Palavras-chave
Adiposidade; Adultos; Epidemiologia nutricional; Vitamina D

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br