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Rotulagem de alimentos industrializados no Brasil: uso de termos como caseiro, tradicional e similares

RESUMO

Objetivo

Este estudo tem como objetivo identificar o uso dos termos caseiro, tradicional e outros similares nos painéis frontais dos rótulos de alimentos industrializados.

Métodos

Foram analisados rótulos de todos os alimentos industrializados (n=5506) disponíveis para venda em um supermercado brasileiro. Verificou-se frequência relativa e absoluta dos termos de acordo com a similaridade das expressões e semântica, por grupos alimentares, segundo a Resolução nº 359/2002. O teste Qui-quadrado foi usado para identificar a diferença no total dos alimentos com termos entre os grupos de alimentos (p<0,001).

Resultados

Do total de alimentos, 14,1% (n=778) apresentaram esses termos. Idade da marca ou produto foi encontrada com maior frequência (58,1%; n=495), seguida pelos termos tradicional (20,1%; n=175) e original (11,0%; n=94). Os grupos que apresentaram maior frequência relativa foram o grupo I (produtos de panificação) e II (verduras e conservas), ambos com 21,4%.

Conclusão

Observou-se a comercialização de produtos industrializados com termos que remetem a uma forma de produção tradicional e caseira, com diferentes conotações. As informações contidas nos rótulos devem ser claras e corretas, para que o consumidor possa realizar suas escolhas conscientemente. Evidencia-se a importância de investigar a percepção dos consumidores quanto à presença desses termos nos rótulos, bem como a composição desses alimentos.

Palavras-chave
Comportamento do consumidor; Processamentos de alimentos; Rotulagem de alimentos; Alimentos industrializados; Nutrição

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