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Consumo de lácteos e derivados no Brasil está associado com fatores socioeconômicos e demográficos: resultados do Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009

RESUMO

Objetivo:

Estimar o consumo de produtos lácteos pela população brasileira.

Métodos:

Dados de consumo alimentar obtidos por meio de registro alimentar de dois dias não-consecutivos de 34.003 indivíduos com 10 anos ou mais de idade participantes do Primeiro Inquérito Nacional de Alimentação (2008-2009) foram utilizados para estimar o consumo de produtos lácteos. Os produtos lácteos foram divididos em quatro subgrupos maiores: leite, queijo, iogurte e outros lácteos. Frequências absolutas e relativas de indivíduos da população que reportaram consumir os produtos lácteos em pelo menos um dos registros alimentares foram calculadas conforme sexo, idade, região geográfica e níveis de renda familiar mensal per capita. Além disso, estimou-se a quantidade média de consumo dos produtos lácteos, assim como sua contribuição para a ingestão de energia total, proteína, cálcio, fósforo e magnésio.

Resultados:

Observou-se que apenas 43,0% da população consome produtos lácteos, sendo o leite o produto mais frequentemente consumido (21,1%). A prevalência de consumo foi superior entre o sexo feminino, os idosos e os indivíduos residentes na região Sul e pertencentes aos maiores estratos de renda familiar per capita. A contribuição nutricional dos produtos lácteos para a ingestão de energia e para a maioria dos nutrientes avaliados foi inferior a 10,0% e seu consumo médio diário foi de 101.8g.

Conclusão:

Tendo em vista o baixo consumo de produtos lácteos pela população brasileira e os benefícios associados a este grupo de alimentos, justificam-se estratégias de saúde pública para o aumento do consumo deste grupo de alimentos.

Palavras-chave:
Produtos lácteos; Consumo de alimentos; Nutrição

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