Acessibilidade / Reportar erro

Ângulo de fase como método de triagem para sarcopenia em idosas ativas de comunidade

RESUMO

Objetivo

Avaliar o ângulo de fase como método de triagem para sarcopenia.

Métodos

Estudo transversal realizado com 169 idosas ativas de comunidade. O ângulo de fase foi obtido por bioimpedância elétrica tetrapolar e a sarcopenia foi diagnosticada a partir da massa muscular esquelética, força muscular e performance física utilizando bioimpedância elétrica, dinamometria manual e o teste de velocidade de marcha, respectivamente. A curva Receiver Operating Characteristic foi construída para avaliar o ângulo de fase como preditor de sarcopenia.

Resultados

A prevalência de sarcopenia foi de 12,4%. A mediana do ângulo de fase foi de 5,30°; idosas com sarcopenia apresentaram valores menores do ângulo de fase em relação às não sarcopênicas (p=0,024). O ponto de corte do ângulo de fase para identificar sarcopenia foi ? 5,15°, com área sob a curva de 0,685, sensibilidade de 81,0%, especificidade de 60,8% e acurácia de 63,31%. Observou-se que idosas com ângulo de fase reduzido apresentaram maior chance de terem massa muscular reduzida e sarcopenia.

Conclusão

O ângulo de fase se mostrou útil para triagem de idosas com sarcopenia.

Palavras-chave
Idoso; Impedância Elétrica; Sarcopenia

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br